Foi aplicada, neste domingo (6), a prova do concurso público da Secretaria da Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc). São oferecidas 423 vagas para o cargo de agente penitenciário, que exige dos candidatos o nível médio de escolaridade.
Um balanço preliminar feito pela diretora de pProjetos do Instituto AOCP, responsável pelo certame, revelou que mais de 7 mil inscritos faltaram à prova. “Foram 21.713 candidatos inscritos e cerca de 35% deles não compareceram aos locais de prova”, disse Lilian Ravagnani.
Apesar do alto índice de faltosos, tudo transcorreu conforme o planejado, segundo Lilian. “O Instituto possui um protocolo de biossegurança que garante aos candidatos tranquilidade na hora da prova. Não houve tumulto, nem aglomeração”.
Aproximadamente 3.100 pessoas estavam envolvidas na aplicação da prova, que foi feita em 78 locais de votação. “O uso de máscaras foi obrigatório. Fizemos instalações com número reduzido de pessoas para que houvesse distanciamento mínimo entre as carteiras. Também aferimos a temperatura de todos na entrada das escolas, disponibilizamos salas para casos suspeitos e distribuímos álcool em gel por toda parte”, garantiu a diretora.
Lilian informou que o gabarito e o caderno de questões serão divulgados na segunda-feira (7). “Os recursos poderão ser impetrados nos dias 8 e 9 de dezembro. O resultado final deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro”.
CONCURSO PÚBLICO
Foram 50 questões sobre português, raciocínio lógico e matemática, informática e conhecimentos específicos. A prova foi aplicada apenas em Boa Vista.
Haverá ainda teste de aptidão física (teste de barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos), avaliação psicológica, exame toxicológico, investigação social e curso de formação.
A remuneração inicial dos profissionais admitidos é de R$ 4.421,13, para 40 horas de trabalho semanal. Dentre as vagas, 94 são para mulheres. A validade do concurso é de dois anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.