Cotidiano

Mais de 8 mil candidatos fazem as provas do concurso da Educação

Um total de 8.231 candidatos disputa uma das 650 vagas imediatas mais cadastro reserva

Este domingo, 10, foi de esperança para quem procura estabilidade profissional. Um dessas pessoas, é a professora Monize Santana, de 32 anos, que saiu da Bahia para fazer a prova do Concurso Público da Secretaria de Educação em Roraima. “Viso uma chance de ter estabilidade profissional e por isso saí do meu estado em busca desse sonho”, disse ela.

As provas estão sendo aplicadas neste domingo em 16 escolas da capital Boa Vista. Um total de 8.231 candidatos disputa uma das 650 vagas imediatas mais cadastro reserva. Os candidatos aprovados vão atender escolas da Capital e Interior.

“É uma felicidade realizar esse concurso para contratação de professores e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Roraima. O concurso era uma demanda muito antiga e somente na minha gestão está se tornando uma realidade. Estamos reformulando a educação de Roraima e nunca deixamos de investir na educação. Hoje mais de 8200 candidatos acordaram cedo neste domingo para fazerem as provas e os locais foram preparados com muito carinho e atenção para esses futuros professores. É mais que um presente, é uma vitória alcançada nesse mês de outubro em que comemoramos o aniversário de Roraima e a Educação só tem a ganhar com novos profissionais integrando o quadro efetivo do Estado”, informou o governador Antonio Denarium.

Mais de 1.400 candidatos de outros estados vieram fazer o concurso


Monize Santana saiu da Bahia para fazer a prova em Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No número geral de inscritos, Roraima contou com 6.760 inscrições. Outros 1.471 participantes são de fora. Somente do vizinho Estado do Amazonas foram registradas 672 inscrições, do Pará vieram 135 candidatos e outros 58 de Rondônia. O certame contou com candidatos inscritos de todos os demais Estados da Federação.

A disciplina que apresentou maior número de candidatos foi Matemática com o total geral de 704 inscritos, seguido de Língua Portuguesa com 702 e Ciências Biológicas, com 564 inscritos, todos para o município de Boa Vista, área urbana.

O Concurso Público terá vigência de dois anos prorrogável por igual período. A jornada de trabalho será de 30 horas com vencimento inicial básico de R$ 3.782,94. A previsão de contratação dos candidatos aprovados é para janeiro de 2022, com a atuação dos docentes já no próximo ano letivo.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, visitou na manhã deste domingo os locais de aplicação de prova e falou sobre a realização de um concurso tão esperado pelos profissionais da educação.

“Hoje, 10 de outubro, uma grande festa, na semana que se comemora o dia do professor, a realização do concurso público para a carreira do Magistério da Educação Básica. Parabéns ao governador Antonio Denarium por mais um grande feito para a Educação do Estado. Em todos os locais que visitamos tudo tranquilo ocorrendo dentro do previsto. Desejamos sucesso a todos os inscritos”, destacou Leila Perussolo.