Cotidiano

Mais de 80 crianças com fissura labiopalatina passaram por cirurgia em RR

Procedimentos foram realizados após a criação do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina, em 2021

A Fissura Labiopalatina é uma má-formação que ocorre no desenvolvimento do embrião e afeta uma criança a cada 650 nascidas no Brasil. As fissuras consistem em aberturas na região da boca, que se não forem tratadas no tempo certo, podem afetar a fala, sucção, mastigação, respiração, entre outras. 

Em Roraima, 87 crianças já passaram por cirurgia desde a criação  do Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina (Narfis), no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) em 2021. 

Quando Midiane Santos Sobral, mãe da Mariane Vitória, descobriu nos últimos meses de gestação que a filha nasceria com a fenda labiopalatina (separação do lábio superior e abertura no céu da boca), o susto foi grande. Logo, o medo deu lugar à preocupação a respeito do desenvolvimento da criança, hoje com seis anos de idade.

Desde pequena, Mariane foi assistida por profissionais e, aos três meses, passou pela primeira cirurgia. Outras três vieram depois. A mais recente aconteceu em 2021, no último mutirão do Narfis.

Com a ajuda do núcleo, dos profissionais e da família, o desenvolvimento da Mariane tem trazido bons resultados. 

“Ela tinha o caso considerado mais grave, que era o bilateral e a fenda total do palato. No início, foi muito difícil, mas conseguimos nos adaptar. Com a criação do núcleo, a vida só melhorou. O acompanhamento é mensal. Ela tem consultas com dentista, nutricionista e fonoaudiólogo, que passa os exercícios que fazemos em casa”, disse a mãe.

O tratamento pós-cirúrgico é longo, por isso as crianças atendidas pelo Núcleo recebem o acompanhamento de vários especialistas, como nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

O Núcleo é uma união entre a prefeitura, a ONG Smile Train e a Associação Norte Amazônica de Apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima (AmazonFir).