Cotidiano

Mais de dois mil mesários e colaboradores não sacaram o auxílio

Beneficiários devem resgatar valores até o dia 23 de dezembro

Uma das novidades para as Eleições Municipais de 2020 foi a forma de pagamento dos mesários e colaboradores que atuaram nos municípios de Boa Vista, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis. O procedimento para repasse do auxílio-alimentação no valor de R$ 40,00 (por turno) a esses beneficiários foi feito por meio da Carteira Digital bB, um aplicativo para smartphone.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), considerando os dois turnos, foram enviados quase 8 mil pagamentos.

Desse total, mais de 5 mil pessoas já receberam o benefício. Como os pagamentos foram enviados antes da data das eleições, 706 auxílios foram cancelados, pois os beneficiários não compareceram para trabalhar. Até a manhã dessa segunda-feira (21), cerca de 2.100 colaboradores ainda não haviam sacado seus benefícios.

O analista judiciário do TRE-RR Armando Nahmias explicou que as pessoas que erraram a senha e tiveram a carteira bloqueada devem aguardar até o dia seguinte, pois o Banco do Brasil realiza o desbloqueio automaticamente. “O prazo para resgatar o auxílio encerra dia 23 de dezembro. Após essa data, os valores serão devolvidos”, ressaltou.

Nahmias explicou que muitas pessoas estão tendo dificuldade para receber pois estão inserindo o voucher errado. “Para os mesários, o voucher do dia 15 de dezembro é o CPF sem os zeros à esquerda. Para os demais dias, o voucher dos mesários é o CPF iniciado com a letra e (minúscula). Assim, por exemplo, se o CPF for 002.345.678-90, o voucher do primeiro turno seria 234567890 e do segundo turno seria e00234567890”, disse.

Carteira Digital bB

Para quem ainda não tem no celular o aplicativo Carteira Digital bB, deverá baixar nas lojas virtuais respectivas (Google Play e App Store), bem como acessar o site https://bb.com.br/carteirabb e assistir aos vídeos tutoriais de instalação da Carteira, de resgate do benefício e em como utilizar o recurso.

Após o download, o mesário deverá efetuar o cadastro, informando o número do seu CPF, nome completo, data de nascimento, número de celular e e-mail. Feito isso, o usuário digitará um código, recebido por SMS, e criará uma senha pessoal. Os mesários e colaboradores receberam um número de vouchers para resgatar o vale-alimentação.