Cotidiano

Mais de mil alunos indígenas estão matriculados na UFRR atualmente

Estudantes se dividem entre cursos como Medicina e Engenharia Civil

Atualmente, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) conta com 1.067 alunos indígenas matriculados na instituição. Estes alunos estão distribuídos em diversos cursos como Medicina, Relações Internacionais, Engenharia Civil e entre outros. O acesso é por meio do Processo Seletivo Específico Indígena (PSEI) ou Vestibular Indígena, como também é conhecido.

A UFRR iniciou a política de acesso aos povos indígenas no ano de 2002, uma reivindicação de acesso ao ensino superior por meio da Carta de Canauanim, elaborada no ano anterior, na Assembleia Geral dos Professores Indígenas de Roraima. 

Após isso, foi criado o curso de Licenciatura Intercultural, que  já formou 273 professores indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Yekuana, Wai Wai, Taurepang, Ingaricó e Pemon. Atualmente, tem 365 alunos ativos.

Um dos atuais professores substitutos do curso de Gestão Territorial Indígena, Reinaldo da Silva  Oliveira, da comunidade Surumu, começou sua história na UFRR há 12 anos. “Ter estudado no Instituto Insikiran me dá muito orgulho, pois mostra que a luta que as lideranças indígenas tiveram não foi em vão. A busca de um espaço indígena dentro da universidade é de extrema importância para cada povo que existe em Roraima”, afirma.