Em coletiva de imprensa realizada no fim da manhã desta sexta-feira, 26, no auditório do Palácio 9 de Junho, a prefeita Teresa Surita (MDB) assinou a ordem de serviço para o início da 3ª Intervenção do Parque do Rio Branco, que está sendo construído a área que compreende o Caetano Filho, conhecido como “Beiral”, e parte do bairro Calungá.
Ao todo, estão sendo destinados R$ 52,6 milhões e R$ 2,8 milhões para o gerenciamento da obra. Oriundos do Ministério do Turismo, segundo Teresa, os recursos vão contemplar a parte de urbanização, que inclui a implantação de espelho d’água, construção de mirante e porto para ancorar barcos.
“A primeira etapa envolveu a retirada das casas, ou seja, a indenização de cada família, e aqui é importante ressaltar que hoje elas estão em uma situação melhor do que antes, foi um processo demorado, e que teve a duração de um ano. Nesse período também conseguimos recursos para garantir a canalização do Igarapé Caxangá e as obras de terraplanagem, e agora nós estamos dando o próximo passo para entregar mais uma obra para a população”, disse.
Ainda segundo a prefeita, com a finalização da 2ª fase prevista para setembro, a obra já estará com 80% de seu processo de construção concluído. Com a definição das duas empresas que farão a execução dos trabalhos da última etapa, a expectativa é que o parque seja entregue a população até o final de 2020.
“As empresas recebem conforme elas executam [as obras], então elas apresentam o boletim de obra feita, a Caixa Econômica Federal aprova, o Ministério da Integração dá o aval e aí é que vai para pagamento. Essa é a forma do pagamento”, completou.
A matéria completa você confere na Folha Impressa deste sábado, 27.
CONFIRA A LIVE