Cotidiano

Mais duas pessoas aderem à greve de fome

Além do professor Pierre Pinto, o pastor Miqueias Costa e o professor Valdinar Ferreira estão no protesto em frente à Câmara dos Vereadores

No domingo, uma gravação de áudio gravado pelo professor Pierre Pinto foi compartilhada em redes sociais e grupos de troca de mensagens instantâneas em Roraima. Durante o áudio, o professor convoca a população para aderir a uma mobilização na terça-feira, 5, as 08h da manhã, em frente a Câmara Municipal de Boa Vista, localizada na avenida Capitão Ene Garcez, Centro. 

“Traga uma corrente e um cadeado pra que a gente possa cercar essa Câmara dos Vereadores e mostrar para o Brasil inteiro que Boa Vista tem pessoas de bem e que os maus não vão vencer mais nesta cidade”, diz o professor durante a gravação.

O movimento surgiu desde o dia 28 de abril, por revolta após uma matéria veiculada em rede nacional pelo Fantástico. A reportagem tratava sobre a verba indenizatória recebida pelos vereadores, que em alguns casos, pode custar uma quantia de cerca de R$ 85 mil reais por mês aos contribuintes. O objetivo era fazer com que os vereadores reduzissem os seus salários e fossem punidos pela atitude.

Desde então, além de Pierre, mais duas pessoas aderiram à greve de fome, o Pastor Miqueias Costa e o professor do curso de Agronomia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Valdinar Ferreira Melo. Miqueias está sem comer desde sábado, 2 de maio e Valdinar desde o início de domingo, 3.

De acordo com a esposa de Pierre, Andreia Miranda, no momento somente os três estão realizando a greve de fome, mas outras pessoas se mantêm unidas para dar apoio à causa, inclusive dormindo no local com barracas. O espaço também serve como ponto para a assinatura de um abaixo assinado que pede a cassação dos vereadores. “7 mil pessoas já assinaram esse documento”, disse.

Segundo os manifestantes, até o momento não se obteve resposta da Câmara Municipal. “Muito pelo contrário. Só passaram pessoas aqui, mandaram a gente ir embora, tentar esmorecer, mas estamos cada vez mais firmes.Ficaremos aqui até eles se posicionarem positivamente”, informou.

Conforme Andreia, se o estado de saúde de Pierre se tornar insustentável, outras pessoas estão dispostas a tomar o seu lugar. “As pessoas precisam se conscientizar. E às vezes é preciso algo radical acontecer para que acordem”, finalizou.

OUTRO LADO

A Folha entrou em contato com a Câmara Municipal de Boa Vista através da sua Assessoria de Comunicação e não obteve retorno até o fechamento da matéria. (P.C)

Matéria completa na edição impressa da Folha de segunda-feira, 4.