Cotidiano

Mais quatro municípios em emergência

Agora totalizam oito municípios os que foram reconhecidos pelo Governo Federal como em situação de emergência por causa da seca

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em mais quatro municípios do interior de Roraima por conta da estiagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira e vale para os municípios de Bonfim, Cantá, Caracaraí e Normandia. 
Com mais esse decreto, o Estado passa a ter oito municípios reconhecidos pela Secretaria Nacional em estado de emergência. Antes, no final do mês de fevereiro, já haviam sido reconhecidos o decreto nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Iracema e Mucajaí, que também são atingidos pela falta de chuvas.   
Segundo o secretário executivo estadual da Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira, o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal possibilita que o município peça ajuda para as ações de resposta, que são aquelas voltadas ao socorro, à assistência e ao estabelecimento de serviços essenciais. Para estes quatro novos municípios foram solicitados de R$ 3,5 milhões destinado a ações de combate à estiagem. 
“Nós estamos aguardando a liberação do recurso ainda dos primeiros quatro municípios decretados, uma vez que a portaria já foi publicada no Diário Oficial da União. Isso é fundamental para o reconhecimento e para acelerar o processo de liberação do recurso. Mas não há prazo definido para a liberação destes recursos e nem dos que foram decretados agora”, frisou.
Em relação aos quatro primeiros municípios em emergência, o Governo do Estado enviou relatórios para a União solicitando recursos da ordem de R$ 4.456.000,00. O coronel informou que embora ainda não tenham sido enviados,  os valores que foram pedidos ao Governo Federal estão sendo aplicados pelo Governo do Estado na aquisição de equipamentos de combate a incêndio florestal, trabalho de escavação de poços e cacimbas com máquinas escavadeiras e na distribuição de água potável. 
“Todas estas ações já estão sendo feitas nos oito municípios decretados. O que aumentou agora foi a demanda de abastecimento de água potável através de carros-pipa”, frisou o coronel, acrescentando que hoje são mais de 50 comunidades atendidas diariamente com o abastecimento de água potável. A logística é feita por meio de carros-pipa, que distribuem, diariamente, mais de 12 mil litros de água provenientes de reservatórios da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e de poços artesianos cedidos por parceiros que estão contribuindo com a operação.   
PARCERIA – O coronel Cleudiomar Ferreira informou que uma parceria com o Exército pode aumentar o número de carros-pipas de quatro para seis no atendimento à população do interior. “Solicitamos apoio do Exército, que deve estar nos auxiliando com um ou dois carros-pipas para aumentar a oferta de água potável nas comunidades do interior”, disse. 
INDÍGENAS –  Ele informou que recebeu solicitação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para atender aproximadamente 5 mil indígenas espalhados em várias comunidades nos municípios de Caroebe, Amajari, Boa Vista, Uiramutã e Pacaraima.     
“A solicitação é em caráter emergencial para atender várias comunidades indígenas nestes cinco municípios. Essa operação estará sendo discutida numa reunião nesta sexta-feira e, com certeza, vamos precisar de mais carros-pipas. Mas posso adiantar que vamos passar essa demanda das comunidades de Boa Vista para a Defesa Civil Municipal e poderemos atender as outras comunidades com a demanda própria e apoio do Exército”, frisou. (R.R)