Estiagem

Mais três municípios de RR têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Portaria foi emitida por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil

Defesa Civil no combate aos efeitos da estiagem na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)
Defesa Civil no combate aos efeitos da estiagem na rodovia estadual RR-205, em Roraima (Foto: Reynesson Damasceno)

O governo federal reconheceu nesta segunda-feira (15) situação de emergência em mais três municípios de Roraima devido aos efeitos da estiagem. A portaria foi emitida por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e publicada no Diário Oficial da União.

Caroebe, Rorainópolis e São João da Baliza foram incluídos na lista. O reconhecimento permite a mobilização de recursos federais para enfrentar os efeitos da estiagem. Antes, os municípios de Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Normandia e Uiramutã já tinham o reconhecimento federal de emergência, publicado no dia 26 de fevereiro.

O governo estadual já havia decretado situação de emergência em 14 municípios. Atualmente, o estado enfrenta o período de seca, agravado pelo fenômeno El Niño. Entre os problemas trazidos pela estiagem estão a seca do rio branco, responsável pelo abastecimento em Roraima, e a propagação de incêndios e queimadas.