Durante as ações da Operação Curare VI, desenvolvida pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, mais uma pista de pouso clandestina foi destruída por militares. Dessa vez, a ação do Exército localizou um garimpo ilegal e uma pista clandestina, na região da Serra da Beleza, no município de Amajari.
Os militares da Operação Curare utilizaram 40 quilos de explosivos para a neutralização da pista clandestina. Conforme a Comunicação do Exército, nenhum garimpeiro foi apreendido, pois “ao avistar a aeronave evadiram-se do local”.
6ª EDIÇÃO
A Operação Curare VI teve início na semana passada. Até o momento, quatro pistas de pouso de avião em garimpo ilegal e doze balsas foram destruídas; 700 metros cúbicos de madeira e uma arma de fogo foram apreendidos, além da prisão de uma pessoa por porte ilegal. Também já foram realizadas 15 patrulhas fluviais e revistas em 3,8 mil veículos em áreas de fronteira, onde foram apreendidos R$ 20 mil em mercadoria contrabandeada.
A operação ocorre nas regiões de fronteira e áreas indígenas de Roraima, com o objetivo de reprimir crimes transfronteiriços e ambientais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, imigração e garimpo ilegais.
AÇÃO CÍVICO-SOCIAL
Dentro da programação da operação Curare, o Exército realiza atividades cívico-social. Dessa vez, a ação será desenvolvida, amanhã (15), na comunidade indígena Truaru, na zona rural de Boa Vista, no horário das 8h às 16h, nas escolas indígenas Vicente André da Silva e Rosa Nascimento.
A organização dessa atividade fica sob a responsabilidade do 1º Batalhão Logístico de Selva (1º B Log Sl) e OM orgânica da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) que vão deslocar 80 militares, sendo dois médicos, um clinico geral e um ginecologista; um Dentista, além de duas estudantes de Odontologia.
As atividades previstas são:
– Atendimento médico (Clínica geral e Ginecologia)
– Palestra sobre profilaxia, higiene bucal e aplicação de flúor
– Palestra sobre Gestão Ambiental
– Corte de grama, pintura, manutenção das caixas de água, instalação de pias e manutenção de rede elétrica e hidráulica nas Escolas citadas.
“Com esta iniciativa, o 1º B Log Sl manterá o treinamento de seu efetivo no apoio à 1ª Bda de Inf de Sl em ações na faixa de fronteira e contribuirá para melhoria das condições de vida e educação infanto-juvenil no âmbito da Sociedade Roraimense”, explica a assessoria de comunicação do Exército.
Com informações da 1ª Brigada de Infantaria de Selva