Cotidiano

Manifestação pede fim do garimpo e impeachment de Bolsonaro

No ato, os manifestantes ergueram bandeiras pedindo o fim do garimpo em terras indígenas e por maior quantidade de vacinas contra covid,

Em todo o país, manifestantes contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reúnem para pedir o impeachment do gestor e do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). Os protestos ocorrem neste sábado, 29, e em Roraima, a concentração se mobilizou na Praça do Centro Cívico.

A ação é organizada por diversos partidos políticos de esquerda, como o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido dos Trabalhadores (PT), Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas, movimentos sociais, lideranças indígenas e servidores públicos federais, além da população em geral.

No ato, os manifestantes ergueram bandeiras pedindo o fim do garimpo em terras indígenas e por maior quantidade de vacinas contra covid, além de realizar um ‘buzinaço’ com uma carreata nos principais pontos da cidade. A decisão pelo manifesto em veículos, segundo os organizadores, visa impedir a aglomeração por conta da pandemia.

“Nós estamos reunidos em um manifesto popular contra a violência no garimpo, principalmente na área de terra indígena yanomami onde tem alguns feridos e outros mortos. Nós estamos realmente protestando, fazendo um ato simbólico, em nome dessas pessoas. Também queremos ‘Fora Bolsonaro’ por que o governo tem acabado com o povo brasileiro”, informou o presidente estadual do PSOL em Roraima, Luís Oca.

Ao fim da manifestação, é esperado que os organizadores se reúnam em assembleia e elaborem um documento sobre o ato e encaminhe o relatório aos órgãos fiscalizadores.

Veja fotos da manifestação:


Manifestação pede fim do garimpo em Roraima (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Outras reivindicações são o fim da miséria e mais vacinas contra covid (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)