Na manhã de hoje, 26, servidores municipais e pais de alunos bloquearam a rodovia BR 302, próximo a ponte sobre o igarapé Sucurijú, no município de Cantá, a cerca de 35 quilômetros da Capital.
Segundo os manifestantes, o protesto é em razão do estado em que se encontra a educação municipal. “É o descaso da prefeita, os alunos sem transporte, os professores sem receber.”, disse Edileuza Macedo, mãe de um aluno.
Além disso, a mãe disse que também falta a merenda escolar, nem material escolar. “Os professores tem que comprar pra poder trabalhar com os alunos”, relatou.
Conforme Macedo, a estrada está sendo aberta temporariamente por dez minutos, mas não há uma previsão para liberação. Os protestantes pedem a presença da prefeita do Cantá no local para negociação.
Conforme a presidente do sindicato dos servidores municipais do Cantá, Joelma Maia, o atraso no pagamento afeta mais de 500 funcionários. “Todo mês se atrasa. Hoje é dia 26 e o pagamento da Educação ainda não se recebeu”. De acordo com Joelma, caso a situação não se resolva, o sindicato deverá se dirigir à Boa Vista na segunda-feira, 30, na busca por providências.
OUTRO LADO
A Folhaweb entrou em contato com a prefeita do Cantá, Roseny Cruz por telefone, porém não obteve sucesso.
Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 27.