Cotidiano

Manifestantes bloqueiam sentido Sul da BR-174

O Ato ocorre em razão da indefinição na data de inicio das aulas no ano letivo da rede estadual de ensino

Atualizada às 11h

Moradores e estudantes de várias localidades do município de Rorainópolis, Sul do Estado, realizam neste momento o bloqueio da BR-174. O Ato ocorre em razão da indefinição na data de inicio das aulas no ano letivo da rede estadual de ensino.

“Nós da comunidade de Nova Colina estamos solidários com os demais alunos do Estado, que estão sem aulas na rede estadual. A resposta que o Governo tem dado é sempre a mesma, que vão começar as aulas em tal data, mas todas as datas acabam queimadas, fora que ainda não regularizaram o transporte escolar para os alunos das vicinais”, destacou Cleudimar da Silva Gulherme, moradora de Nova Colina.

Até o momento, não há informações se a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está fazendo o acompanhamento da manifestação, que já começa a prejudicar o tráfego de veículos na região.

“No ano passado, várias vicinais foram prejudicadas e não queremos que isso aconteça esse ano. Por isso a comunidade está fazendo o fechamento da rodovia. Queremos que o Governo nos dê uma resposta satisfatória”, completou.

GOVERNO – A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) esclarece que no Interior do Estado existem 64 escolas não indígenas, destas, 21 iniciaram o ano letivo no último dia 9 de abril. Para as demais unidades de ensino e as escolas localizadas em comunidades indígenas, a previsão para o início do ano letivo 2019 é 15 de maio.

As unidades indígenas aguardam a conclusão do processo seletivo para contração de professores (o qual está em andamento na fase de avaliação de títulos). O resultado final será publicado dia 13 de maio seguindo cronograma do edital. Além disso, todas estas escolas aguardam a finalização do processo de transporte escolar, que está tramitando na Seed e no momento encontra-se em fase de análise pelos órgãos de controle.

.