Cotidiano

Manifestantes fecham a RR 205 e pedem sorteio de casas no local

A confusão foi gerada em torno da entrega das casas do programa Minha Casa, Minha Vida

Mais de 50 pessoas fecharam parte da RR 205, Alto Alegre, no início da manhã de sábado, dia 20, em protesto ao Governo do Estado e a Prefeitura de Boa Vista. Com pedaços de madeira, pneus, cadeiras de plástico e outros materiais, os manifestantes pretendiam chamar atenção dos poderes. “Eles nos fizeram de besta pela segunda vez e nós só sairemos daqui quando tivermos algumas explicações”, informaram os manifestantes.
Conforme explicou a líder do movimento, eleita na hora, Adrienny Gomes Galvão, as pessoas que estavam lá foram convidados pelo Governo e pela Prefeitura para participar do sorteio das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, conhecido como Residencial Jardim, localizado no bairro Cidade Satélite.
“Muitos de nós não têm transporte, outros vivem contando as moedas para pagar o aluguel enquanto não recebem a casa. Todas as vezes que eles nos chamam, damos nosso jeito de vir, porque nós realmente precisamos, e quando chegamos aqui, nada e nem ninguém para nos explicar o que aconteceu. Nós não vamos aceitar isso, tivemos que fechar tudo para que alguém nos ouvisse”, reclamou.
Ela explicou que os cadastrados no programa tanto pelo Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) quanto pelo Município receberam uma carta em nome da Prefeitura e Governo do Estado, informando que o sorteio das casas seria realizado na manhã deste último sábado, mas a equipe não apareceu e nem avisou o motivo do cancelamento.
Segundo relatos, essa é a segunda vez que marcam o sorteio, mas no dia não aparece ninguém. “O que eles estão pensando que nós somos? Cadê a prefeita que ontem [sexta-feira] a noite estava inaugurando com milhares de fogos uma praça? Cadê o governador? Eles só querem nosso voto e depois nos fazer de besta”, desabafou a líder.
GOVERNO – A equipe da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informou que o governador Chico Rodrigues viajou e por isso não houve o sorteio das casas. Eles garantiram que uma nova data será marcada e que as famílias serão informadas.
PREFEITURA – A Prefeitura de Boa Vista informou, por meio da Assessoria de Comunicação, que não tem conhecimento sobre essa situação.
CAIXA – A Caixa Econômica Federal informou que somente pode realizar o sorteio das casas para liberar a habitação, quando houve a instalação da rede elétrica. “Inexistente no local”, destacou a instituição, por meio de nota. (JL)