Cotidiano

Manifestantes plantam mudas de árvores em protesto contra a PEC55

Estudantes e professores se reuniram para plantar mudas no campus Paricarana da UFRR

Estudantes e professores do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, junto com os cursos de Ciências Sociais, Jornalismo, História, Letras e Psicologia da UFRR (Universidade Federal de Roraima) realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 17, um plantio de mudas em manifestação em diversos pontos do Campus Paricarana contra a PEC55, conhecida como PEC do Teto de Gastos.

Segundo professor do Insikiran, Luis Felipe Almeida, a ação tem como objetivo mobilizar a comunidade acadêmica, assim como a sociedade de modo em geral, sobre os últimos atos que vem prejudicando o setor educacional no país.

Conforme ele, o movimento vem recebendo críticas severas nas redes sociais, onde usuários mandam “capinar lotes” ou “fazer algo de útil”. Em resposta a essas críticas, os estudantes se propuseram a não capinar, mas sim plantar para contribuir com o meio ambiente e deixar o campus mais arborizado.

“O movimento se une a várias manifestações estudantis, que ocorrem em todo o país, sobre as medidas do Governo e os impactos negativos que elas causarão à sociedade”, destacou.

Além do plantio, o Mude (Movimento Universitário em Defesa da Educação) em parceria com o Insikiran e alunos de diversos cursos realiza atividades culturais e aulas abertas e rodas de conversas.

Entre os assuntos que serão discutidos estão a PEC 55, que limita os gastos públicos com a Educação e Saúde; a reforma do Ensino Médio e o protagonismo da juventude frente às decisões do Governo Federal, Educação, Saúde e Direitos dos Indígenas.

“O plantio não só é uma resposta ao capinaço, expressão utilizada em um grupo da UFRR que hostilizou os manifestantes, mas também é uma metáfora, pois o movimento se preocupa em como estaremos daqui a 20 anos, não só politicamente, mas em termos de meio ambiente e áreas de convivência da universidade”, relatou o acadêmico de história Eliaquim Cunha.

PEC 55 – A PEC 55, conhecida como PEC do Teto de Gastos, é uma Proposta de Emenda Constitucional de 2016 que pretende limitar o crescimento das despesas do governo brasileiro, tendo efeito para os três poderes, além do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União.

Em 10 de outubro de 2016, foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados por 366 votos a favor, contra 111 contrários e duas abstenções.