Técnicos da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) estão realizando, em caráter emergencial a reforma do PV (poço de visita) do sistema de esgotamento sanitário da empresa, que foi danificado pelo rompimento de uma adutora de água, de 200mm, localizada na avenida Ville Roy, no bairro Canarinho, comprometendo completamente o funcionamento da rede de esgoto e que, por esse motivo, deverá ser reconstruído.
Conforme Rômulo Cabral, Gerente do Sistema de Esgoto da Caer, o rompimento da uma adutora de água ocasionou infiltração no PV, já que se trata de uma estrutura de mais de 40 anos, feita de tijolos, que se deterioraram com o passar do tempo.
“Esse tipo de estrutura se desgasta com a ação do tempo, e o rompimento da rede de água nas proximidades, ocasionou infiltração e fez desabar a base do poço de visita. Realizamos a limpeza para tentar reconstruir, mas, por se tratar de uma estrutura antiga e desfasada, será necessário construir um ovo PV, dentro dos padrões exigidos pela legislação, que prevê estrutura de manilha de concreto, dando mais segurança e estabilidade à rede de esgotamento sanitário” explicou Cabral.
Interdição é necessária
O PV possui sete metros de profundidade, portanto, é uma obra de grande dimensão e demanda a interrupção do fluxo de veículos em trecho da Avenida Ville Roy, onde estão ocorrendo os trabalhos de reconstrução da estrutura do poço, para que seja retomado, imediatamente, o funcionamento da rede de coleta de esgoto no local.
O trabalho consiste em remover toda a estrutura antiga, com a utilização de máquinas escavadeiras e reconstruir o poço de visita, que possui sete metros de profundidade. O serviço é complexo, que exige pelo menos três dias para ser finalizado e então, liberar o trânsito no local.