Cotidiano

Manutenção no sistema de captação de água deve durar 24 horas

Segundo a Caer, o defeito é decorrente do desgaste do rotor, devido ao tempo de uso, que substituído por outro reserva com as mesmas características

Uma das bombas do sistema de captação de água bruta, da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), localizado no bairro São Pedro, apresentou nesta quarta-feira (31) uma ruptura no rotor, comprometendo o abastecimento na capital em 30%.

A companhia informa que os técnicos da empresa estão no local para fazer a substituição por um equipamento novo.

“A captação funciona com dois conjuntos motobombas, com potência 300 CV cada. A vazão de produção de cada conjunto é de 500 litros/segundo (1.800 m3/h). O defeito é decorrente do desgaste do rotor, devido ao tempo de uso, que substituído por outro reserva com as mesmas características”, explicou a Caer.

Informa também que, durante a manutenção, a produção da ETA (Estação de Tratamento de Água) está reduzida a 70% de sua capacidade total, e o sistema geral da cidade de Boa Vista está em 85% de sua capacidade. O serviço deve durar 24 horas, devido ao grande porte do equipamento, com peso de 1.700 kg.

Neste período, a empresa solicita aos usuários que faça uso consciente, economizem água e evitem o desperdício até que os serviços sejam concluídos e o sistema religado.