A Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (CONAFER), por meio do Espaço CONAFER Roraima, iniciou este mês um trabalho de pesquisa quantitativa junto aos agricultores familiares, povos indígenas, pescadores artesanais e demais categorias que se enquadram na Lei nº 11.326/2006 da Agricultura familiar e Empreendedores Familiares Rurais, com o intuito de criar um banco de dados inédito, com o mapeamento dos trabalhadores destes segmentos.
O coordenador da CONAFER, Evandro Pereira Wapichana, explica que é de grande importância para os trabalhadores a produção deste mapeamento. “A pesquisa vai nortear futuros programas de acesso ao crédito privado, os quais vão beneficiar todos os segmentos da Agricultura familiar no estado de Roraima e no Brasil” ressaltou. O formulário está disponibilizado no link: www.conafer.org.br/pesquisa.
A pesquisa resultará em um estudo sobre o perfil do agricultor familiar brasileiro, para a compreensão dos seus hábitos e costumes referentes temas divididos em 19 questões, como: desafio enfrentados, renda, comunicação, certificação de produtos, perspectivas de futuro, acesso à crédito, dentre outros.
CONAFER
A CONAFER é uma entidade sindical criada em 2011 por articulações de várias lideranças da agricultura familiar, atua em todo o Brasil levando as políticas públicas por meio de parcerias junto aos órgãos públicos e privados. O Espaço CONAFER Roraima criado em março de 2020 é formado por uma equipe multidisciplinar, tendo como atual coordenador, o sociólogo Evandro Pereira, indígena pertencente ao povo Wapichana, articulador de políticas culturais junto aos povos indígenas, que também compõe a Comissão da Frente Parlamentar de Cultura.
A entidade tem prestado diversos serviços aos seus afiliados, atendendo a Federação de Colônias de Pescadores artesanais e Aquicultores de Roraima, que possui mais de 2.500 associados, pertencentes a associações, colônias e sindicatos de pescadores. Os serviços prestados são: Aposentadoria Rural com Assessoria jurídica e administrativa, demais orientações previdenciárias, Assessoria administrativa para a Federação, mapeamento dos espaços culturais juntos as organizações indígenas.
Atualmente o Espaço CONAFER Roraima tem feito várias parcerias, recentemente foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Governo de Roraima, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil proporcionando o melhoramento genético do rebanho de corte e leiteiro do Estado, lançado recentemente na Fazenda Xanadu região do Alto São Marcos município de Pacaraima.
Na execução do programa, há parcerias com a Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM), Secretaria de Estado de Articulação Municipal de Políticas Urbanas (SEAMPU), técnicos da SEAPA, secretarias municipais de agricultura e prefeituras. “Este programa é importante para o melhoramento genético da bovinocultura dos agricultores e pecuaristas familiares e para os povos indígenas”, explicou o coordenador.
Cadastros – A CONAFER, por meio da Federação das colônias de pescadores e aquicultores de Roraima, está realizando o recadastramento dos associados e novos cadastros de pessoa física e jurídica, com o objetivo de organização de dados concretos na plataforma para dinamizar políticas de agricultura familiar e viabilizar o acesso aos benefícios da entidade. Pereira disse que é um momento oportuno para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “É um desafio muito grande de propormos políticas públicas, pois, ainda enfrentamos problemas de documentação e a questão da regularização fundiária, isso tem dificultado o acesso aos benefícios. A entidade tem outros projetos e programas para serem implantados e implementados, por isso, é necessário o cadastramento de todos os associados”, finalizou.