Cotidiano

Matrículas nas escolas estaduais iniciam hoje

Pais madrugaram em fila para tentar matricular filhos em escola do Centro

O Ano Letivo 2022 da rede estadual de ensino está ofertando 15.055 vagas, distribuídas entre as 59 escolas da capital.

O período de novas matrículas na rede é desta segunda-feira 10 a 14 de janeiro. Estão sendo ofertadas 6.295 vagas para o 6° ano do Ensino Fundamental, 5.009 para a 1ª série do Ensino Médio e 3.751 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos – 1° e 2° segmentos).

Os pais ou responsáveis devem dirigir-se às escolas pretendidas e efetuar a matrícula diretamente na secretaria da escola. É necessário apresentar cópia e original dos seguintes documentos: histórico escolar ou guia/declaração de transferência; CPF do aluno (se tiver) ou RG, ou certidão de nascimento do aluno.

E ainda RG e CPF do pai, mãe ou responsável legal do aluno; comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado; cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e 02 fotos 3×4 recentes.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2022

O Calendário Escolar 2022 já foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) do dia 27 de dezembro e direciona as atividades pedagógicas para o Ensino Regular, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Escolar Indígena.

O documento prevê 800 horas de aulas e 200 dias letivos, divididos em quatro bimestres (com 50 dias letivos cada um), com início das aulas para o dia 7 de fevereiro.  O recesso escolar será de 7 a 21 de julho e o ano letivo encerra no dia 16 de dezembro. De 19 a 22 será o período de recuperação final e as férias escolares estão previstas para 26 de dezembro de 2022 a 24 de janeiro de 2023.

A Seed está programando o retorno 100% presencial em todas as escolas da rede estadual de ensino em 2022. Mas a decisão vai depender da situação da pandemia da Covid-19 no Estado.

“Estamos acompanhando o cenário epidemiológico no Estado e seguiremos todas as orientações da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária. O retorno presencial só ocorrerá se for seguro para todos, estudantes, professores, servidores e comunidade escolar”, finalizou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Pais madrugam na fila para tentar matricular filhos em escola do Centro

Dezenas de pais começaram a formar na noite de sábado (8) a fila para tentar matricular os filhos na escola estadual Monteiro Lobato, no Centro de Boa Vista. O período de matrículas começa nessa segunda (10) e segue até sexta-feira (14).

Ainda na noite de sábado, a FolhaBV flagrou cerca de 25 pessoas na fila, vindas de bairros como São Vicente, zona Sul, Pricumã, Caimbé, Alvorada e Equatorial, zona Oeste. Para organizar a espera, eles usam uma agenda onde anotam a sequência de vagas e contatos.

A maioria das pessoas buscava matricular alunos na primeira série do Ensino Médio. Era o caso da secretária Ellen Joicy Monteiro da Costa, de 39 anos, nona na fila.

“Infelizmente, vou ter que ficar aguardando pra não perder a vaga […]. Os pais colocaram as cadeiras, alguns foram embora, outros estão aqui ainda e a gente vai ficar aqui, fazendo revezamento, anotando os nomes pra gente ver como vai sair até segunda-feira”, declarou. “Se a gente não ficar, não consegue, pelo menos na escola que a gente deseja”, completou.

Nota da Seed

“A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informa que estão sendo ofertadas para o ano letivo 2022 mais de 15 mil novas vagas na rede estadual de ensino, destas, 6.295 para o 6° ano do Ensino Fundamental, 5.009 para a 1ª série do Ensino Médio e 3.751 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos – 1° e 2° segmentos), todas distribuídas nas escolas da Capital.

Esclarece que, a Escola Estadual Monteiro Lobato efetuou 350 rematrículas automáticas de estudantes que saíram do 9° ano do Ensino Fundamental e ingressaram na 1ª série do Ensino Médio na própria escola e conforme Edital de Matrículas publicado, a unidade de ensino está ofertando 210 novas vagas para a 1ª série do Ensino Médio.

A Seed informa que respeita a preferência dos pais por determinadas escolas da rede mas reforça que não há necessidade de formação de filas nas instituições de ensino pois  há vagas suficientes para atender todos os estudantes os quais devem ser matriculados preferencialmente em escolas próximas de suas residências, conforme determina legislação vigente.

No bairro Caimbé, por exemplo, existe a Escola Mário David Andreazza que está disponibilizando 140 para a 1ª série do Ensino Médio. No bairro Pricumã, tem a Escola Carlos Drummond de Andrade com a oferta de 210 vagas, nas proximidades do bairro São Vicente existe a Escola 13 de Setembro com mais 200 vagas para a 1ª série do Ensino Médio.

Nos bairros mais centralizados, há a Escola Gonçalves Dias no bairro Canarinho com a oferta de 350 vagas, e no Mecejana, as Escolas Ana Libória também com 350 vagas e Ayrton Senna, com 245 vagas.