Em tempos de crise financeira e preço da gasolina nas alturas, especialistas afirmam que os proprietários de carros devem fazer a manutenção do veículo para economizar combustível e evitar gastos exorbitantes. O mecânico Jucivânio Lopes de Melo, no ramo há cerca de 20 anos e que trabalha em uma oficina no bairro Pricumã, zona Oeste da Capital, disse que a revisão deve ser feita a cada 20 mil quilômetros rodados.
“É importante estar verificando equipamentos como cabos, velas, bobina e o filtro de combustível. São pontos que, se não estiverem em boas condições para uso, contribuem para o aumento do consumo de combustível”, frisou. Outro ponto destacado por ele é em relação à parte elétrica do veículo.
“É neste momento da manutenção em que fazemos a verificação dos sensores. O sensor de oxigênio, por exemplo, é que manda a informação necessária ao sistema para regular os bicos injetores, responsáveis por pulverizar finamente o combustível na câmara de combustão do motor. Caso esse equipamento não funcione corretamente, passa a carbonizar as velas e aumenta o consumo do automóvel”, observou Melo.
O catalizador, aparelho responsável por transformar gases poluentes em fumaça não tóxica para o ambiente, é outro equipamento importante para o desenvolvimento do automóvel. “O prazo de vencimento do catalizador é de dois a três anos. Mas muitas pessoas preferem retirá-lo devido ao preço, que é de cerca de R$ 1 mil. Os proprietários devem entender que é importante manter o equipamento, pois além de economizar combustível, não polui o ambiente”.
O mecânico Valmir Ferreira, que trabalha em uma oficina no mesmo bairro, disse que os pneus merecem atenção especial por parte dos motoristas. “O brasileiro tem o costume de calibrar os pneus só quando eles secam, mas o ideal é calibrá-los a cada sete dias. Caso contrário, o pneu pode desgastar mais do que o outro e isso exige um maior desempenho do carro ou da moto, além de consumir mais combustível”, explicou.
Ferreira afirmou que, no caso dos carros, ele é produzido para rodar com o aro de fábrica. “O problema é que muitas pessoas trocam por aros maiores ou colocam pneus com perfil baixo. Tudo isso força o desenvolvimento do veículo e também aumenta o consumo de combustível, além de desgastar o rolamento e a caixa de marcha”, acrescentou. (B.B)
Veja dicas para economia de combustível
1. VELAS – Quando a faísca das velas está fraca, parte do combustível não é queimada e acaba sendo expelida pelo escapamento. É sempre recomendável olhar no manual, mas em geral as velas devem ser trocadas a cada 20 mil km.
2. ALINHAMENTO – Quando as rodas estão desalinhadas, o consumo do combustível também aumenta. Outro problema é que um carro desalinhado também desgasta os pneus mais rapidamente. A dica é fazer a verificação a cada 10 mil km.
3. PNEUS – Não esqueça de calibrá-los sempre. Esse é um dos itens que têm maior influência sobre o consumo, fazendo com que suba até 15% se os pneus estiverem apenas quatro libras abaixo da pressão ideal. Além de economizar combustível, a pressão ideal ainda prolonga a vida dos pneus e exige menos da suspensão e direção.
4. PESO – Carregar mais peso faz o consumo subir. Por isso, não use seu porta-malas como dispensa e não carregue peso desnecessário. Se for viajar e for possível fazer as compras no destino, considere essa possibilidade. Em média, 200 kg a mais geram até 20% de aumento no consumo.
5. TETO – Racks, bagageiros, pranchas, bicicletas e qualquer coisa que você possa colocar sobre o teto do veículo aumentam a resistência do vento e consequentemente o consumo do combustível. Sempre que possível, tire tudo que estiver pendurado na parte externa do carro para não prejudicar a aerodinâmica.
6. ACELERAÇÃO – Uma péssima mania é a de pisar no acelerador com o carro desengatado. Além de inútil, faz o motor trabalhar desnecessariamente e gastar combustível. Além disso, é bom não esticar muito as marchas. O ideal é manter o conta-giros em uma faixa média, para não desgastar o motor e não consumir muito combustível. Não eleve a rotação até o limite para trocar de marcha. Use esse recurso apenas se você realmente precisar ganhar aceleração muito rápida em algum caso de emergência. Isso vale mesmo para carros com marcha automática.
7. AR-CONDICIONADO – O ar-condicionado também é um vilão do consumo de combustível. Se não for essencial, evite seu uso, pois ele pode elevar o consumo em até 10%.
8. JANELAS – Sabe a dica acima, sobre o ar-condicionado? Ignore-a, se você estiver dirigindo em uma estrada a velocidades superiores a 80 km/h. Em altas velocidades, o ar-condicionado é mais econômico do que manter as janelas abertas. As janelas abertas comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam a resistência do ar, elevando o consumo até mais do que o próprio ar-condicionado.
9. ROTAS – Se você tem a opção de escolher um caminho com menos curvas e com menos semáforos, ele provavelmente será mais econômico. Nem sempre o caminho mais curto é o mais econômico.