Cotidiano

Médico fala sobre sinais e tratamento

Observar  como a criança se comporta diante dos barulhos que são feitos  em casa no convívio familiar,  é algo que pode ajudar na rapidez do diagnóstico, afirma  especialista.

Saber como identificar se os bebês estão com a audição saudável é importante para evitar problemas futuros.

Para falar e dar dicas aos pais e mães que se preocupam com a saúde auditiva dos filhos, esteve no programa Giro de Notícias da Rádio Folha FM 100.3 desta quinta-feira, 25, o médico e especialista na área, médico Mauro Schmidt.

O programa é conduzido pelo apresentador Eduardo Sales.  Ele iniciou  a entrevista, questionando a Schmidt quais os primeiros sinais de que um recém-nascido está com problemas auditivos.

Ele respondeu que o primeiro sinal é o bebê não perceber o barulho em volta. “Se a criança não se assusta quando batemos palma, ou quando uma porta que é batida com mais força, os pais precisam ficar atentos”, alerta.

O teste da orelhinha é fundamental  segundo o médico. “Se a criança não reage aos estímulos, ou se o teste da orelhinha [exame capaz de detectar precocemente problemas auditivos em bebês] der negativo, é necessário realizar exames mais detalhados para que um diagnóstico preciso”, completa, ao acrescentar que entre as causas estão infecções, complicações em resfriados ou doenças que as mães transmitem durante a gravidez ao neném.

Para tratamento e cura da surdez leve ou moderada, Mauro explica que é possível. Se a criança nasceu com a surdez total existe a cirurgia de implante de prótese.

“Hoje já existe o implante coclear [um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa proporcionar aos usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico]. Este implante já é uma realidade no Brasil e aqui em Roraima já temos pacientes implantados”, revelou o especialista.

Dados  – De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere à idade, quase 1 milhão são crianças e jovens até 19 anos.

Programa – O Giro de Notícias, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, com uma hora de duração.

As entrevistas completas e sem cortes podem ser conferidas por meio do endereço: https://www.folhabv.com.br/play/video/GIRO-RADIO/1071.