Cotidiano

Médicos reclamam de atrasos no pagamento de auxílios em Rorainópolis

Prefeitura limitou-se a informar que a situação já foi regularizada e que os atendimentos nas UBS’s retornaram pelo período vespertino

Médicos do programa Médicos pelo Brasil (antigo Mais Médicos) reclamaram que sofrem há pelo menos três anos com atrasos no pagamento de auxílios moradia, alimentação e transporte no Município de Rorainópolis, a 321 quilômetros da capital Boa Vista.

Atualmente, os benefícios totalizam R$ 2 mil e a responsabilidade pelo pagamento é da Prefeitura de Rorainópolis. O último episódio de atraso foi resolvido parcialmente nesta quarta-feira (13), segundo um dos médicos do movimento, o qual pediu anonimato.

“O combinado era ele [prefeito Leandro Pereira] pagar dois meses agora dia 10 [de abril] – o de fevereiro e o de março. Hoje, pagaram o de fevereiro. Em acordo com os colegas médicos, vamos voltar às UBSs e aguardar até dia 20. Se não pagarem até dia 20, dia 21 estaremos novamente à disposição na sede da Secretaria [Municipal de Saúde]”, disse. “Já tem anos de atrasos, atrasa dois meses e paga um mês. Ficava sempre dois, três meses de atrasos”, completou.

Por conta da última demora no pagamento dos auxílios, os profissionais interromperam, nos dois turnos de terça-feira (12) e no turno matutino desta quarta, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Município, e passaram a atender aos pacientes na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O clínico geral Janderson Lima explicou que há colega de profissão que trabalha a 150km da sede do Município e que, quando o pagamento atrasa, o profissional fica impedido de cumprir normalmente a rotina de trabalho. “A única coisa que fizemos foi ficar à disposição da Secretaria na sede da Secretaria, atendendo normalmente a população”, explicou Lima na manhã desta quarta.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura limitou-se a informar que o pagamento já foi regularizado e que os atendimentos nas UBS’s retornaram pelo período vespertino. No entanto, o Poder Executivo não explicou os motivos pelos atrasos.