Cotidiano

Medidas sanitárias não estariam sendo cumpridas, dizem servidores

O Governo informou que o retorno das atividades está ocorrendo de forma organizada e atendendo as recomendações dos órgãos de saúde

Os servidores estaduais que tiveram que retornar às atividades presenciais nas secretarias das administrações direta e indireta do Governo do Estado, denunciaram a FolhaBV que as repartições públicas não estariam cumprindo as normas sanitárias recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) durante o retorno ao trabalho nesta segunda-feira, 31.

“O servidores estão retornando ao trabalho presencial sem a segurança necessária para evitar o coronavírus. Há escolas com aglomeração de funcionários, uns sem máscaras, outros sem gel, e o espaço não está sendo o adequado de 4m², e não está havendo medição de temperatura, muito menos o termômetro pra isso. Na escola que trabalho, nem a secretária estava usando máscaras, e o ambiente sempre tem aglomeração”, disse uma servidora que prefere não ser identificada.

Outra servidora revelou que a partir dessa terça-feira, 1º, as secretarias que utilizam ponto eletrônico biométrico voltarão a utilizá-lo.

“Retornamos ao trabalho sem nenhum critério e nem cuidados contra a Covid. Não foi disponibilizado álcool gel nem para os servidores, e nem para o público, os servidores estão trazendo de casa, não tem termômetro, está havendo aglomeração no atendimento, e a partir de amanhã, os servidores terão que voltar a bater ponto eletrônico, ou seja, um ponto de contaminação, pois será com biometria”, contou.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com o Governo do Estado e por meio de nota foi informada que o retorno das atividades nas repartições públicas estaduais está ocorrendo de forma organizada e atendendo as recomendações dos órgãos de saúde.

Ainda de acordo com a nota, nas repartições o acesso só é permitido se a pessoa estiver usando máscara protetora e há dispensadores com álcool em gel distribuídos pelos prédios.

A nota informa que nas escolas da rede estadual de ensino, o ensino remoto foi suspenso e o atendimento ao público ocorre por meio de agendamento, a fim de evitar aglomeração. Não é permitido o acesso ao prédio sem o uso de máscara.

O Governo informou ainda que onde há o ponto eletrônico, por meio da biometria, foi adotada a frequência manual sem a necessidade do servidor utilizar o aparelho, e assim, evitar a disseminação do vírus na comunidade escolar.

A nota acrescenta que em todas as Secretarias a limpeza já está sendo realizada conforme as recomendações desde o início da pandemia.