COM ESTIAGEM

Abastecimento de água em Mucajaí está 70% comprometido

Boa Vista também enfrenta falta de abastecimento

O corpo da criança foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima minutos após o início da operação de resgate. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O corpo da criança foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima minutos após o início da operação de resgate. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O abastecimento de água no município de Mucajaí está 70% comprometido após paralisação de uma Estação de Tratamento de Água da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) ontem (12). A conclusão da manutenção está prevista para esta quarta-feira (13).

De acordo com a divulgação da Caer, a Estação produz 90 mil litros de água por hora. Com a paralização do serviço, Mucajaí está funcionando apenas com 30% da capacidade, que são referentes aos oito poços artesianos existentes no município.

O presidente da Companhia, James Serrador, explicou que a alta sucção de areia e detritos causou danos à estação. “O nível crítico do Rio Branco está dificultando a captação de água bruta. Em Mucajaí, a ETA foi paralisada na terça-feira devido à grande quantidade de areia e detritos captados pelas bombas, o que impediu o funcionamento dos filtros da estação de tratamento”, disse.

Uma equipe da Caer está realizando a lavagem das bombas para retomar o funcionamento a Estação. A previsão é que a limpeza seja concluída ainda hoje.

Boa Vista

A capital também enfrenta falta de abastecimento. Segundo a Caer, uma das bombas de 300cv foi danificada devido aos detritos vindos do leito do rio e estão apenas com 1,2 metros de água, comprometendo o bombeamento.

“A captação em Boa Vista está comprometida em média de 30% desde às 12h desta terça-feira. As equipes de manutenção estão trabalhando para concluir a  manutenção da bomba na manhã desta quarta-feira, 13”, informou a Companhia.