VERÃO INTENSO

Alta temperatura causa mais de 20 focos de queimadas em Roraima em apenas um dia

População registrou os impactos das queimadas nessa segunda-feira (02)

Comunidade Murirú, em Bonfim, teve as casas incendiadas pela alta temperatura. (Foto: reprodução/Vídeo)
Comunidade Murirú, em Bonfim, teve as casas incendiadas pela alta temperatura. (Foto: reprodução/Vídeo)

A alta temperatura registrada nessa segunda-feira (02) causou impactos visíveis à população de Roraima. Uma área de lavrado em Boa Vista e telhado de palha das casas da Comunidade Murirú, na Serra da Lua, em Bonfim, pegaram fogo.

Em vídeos e imagens compartilhadas nas redes sociais, os moradores mostraram a situação dos locais. Durante a manhã de ontem, as casas da Comunidade Murirú estavam em chamas por conta do telhado que é feito de palha seca.

Já no período da noite, uma área de lavrado no bairro Murilo Teixeira pegou fogo e as chamas assustaram os residentes da proximidade. No bairro Senador Hélio Campos, na capital, e em Rorainópolis, município ao sul de Roraima, uma fumaça tomou conta dos locais.

No caso da fumaça no Senador, uma moradora relatou que, além do calor, uma possível queima de lixo pode ter causado o problema. “Tive que sair do bairro [Senador Hélio Campos] com as crianças, pois elas estavam chorando muito por conta da fumaça. Pessoal sem noção fica colocando fogo nos lixos, espero que tenha pegado uma multa”, comentou em uma página no Instagram.

Focos de queimadas

O Painel do Fogo, do Cenispam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), mostra que, ainda ontem, vários eventos com queimadas foram registradas nas terras indígenas São Marcos e Raposa Serra do Sol. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente nestes dois primeiros dias de outubro foram registrados 23 pontos de queimadas em Roraima.

Os dados também já apontaram que setembro registrou 304,2% acima da média de incêndios previstos para o mês no estado. A previsão é de que haja um aumento na quantidade de pontos registrados, uma vez que uma onda de calor intenso atinge o Brasil, sobre diversos efeitos, principalmente do fenômeno El Niño.

Segundo o painel, cada ponto identificado pode haver uma ou várias frentes de fogo ativo. (Foto: reprodução/Painel do Fogo/Censipam)