Incra realiza seminário sobre impactos das queimadas e estiagem em assentamentos

Evento é aberto à participação de assentados, produtores rurais e à população em geral — Fptp: Divulgação
Evento é aberto à participação de assentados, produtores rurais e à população em geral — Fptp: Divulgação

A Superintendência do Incra em Roraima realizará, no próximo dia 13 de setembro, o seminário “O Impacto das Queimadas e Estiagem nos Projetos de Assentamentos de Roraima”. O evento ocorrerá no Auditório da Superintendência do Patrimônio da União (SPU/RR), em Boa Vista, das 8h às 12h. O objetivo é discutir medidas para reduzir os danos causados pelas queimadas e pela estiagem, que têm afetado severamente o estado nos últimos anos.

O seminário contará com a presença de assentados e de representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Entre as instituições participantes estão o Ibama, a Femarh e o Prevfogo, que apresentarão suas ações e orientações de prevenção às queimadas.

Segundo o superintendente do Incra em Roraima, Evangelista Siqueira, o trabalho conjunto entre os assentados e órgãos governamentais é fundamental para reduzir os prejuízos causados pela seca e pelos incêndios. “A forte estiagem e as queimadas trazem grandes prejuízos para o nosso estado. Por isso, reunir os nossos assentados com os órgãos ambientais, seja na esfera federal, estadual ou municipal, é fundamental para buscarmos mecanismos que reduzam esses”, afirmou.

Siqueira destacou que, durante o seminário, serão discutidas formas de minimizar as consequências desses fenômenos climáticos nos projetos de assentamento em Roraima. “Podemos não impedir, mas o nosso foco é diminuir as consequências da estiagem e das queimadas em Roraima, principalmente nos projetos de assentamento”, disse.

O evento é aberto à participação de assentados, produtores rurais e à população em geral.

Leia a Folha Impressa de hoje