Jovens roraimenses podem se inscrever em Programa de Inovação Socioambiental na Amazônia

O evento ocorrerá de 14 a 19 de outubro, em Manaus (AM), e oferece inscrições gratuitas

sala de aula
Podem se inscrever jovens naturais ou residentes em Roraima ou em outro estado da Amazônia Legal, com idade entre 18 e 35 anos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O UNLEASH Amazon Innovation Lab, um programa que visa reunir jovens talentos para encontrar soluções para problemas urgentes e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 7 de agosto. O evento ocorrerá de 14 a 19 de outubro, em Manaus (AM), e oferece inscrições gratuitas por meio do link.

Pela primeira vez na América do Sul e em português, o UNLEASH Lab treinará jovens na metodologia de inovação exclusiva do UNLEASH para resolver problemas reais enfrentados diariamente. O programa cobre os custos de viagem, hospedagem e alimentação dos participantes em Manaus.

Podem se inscrever jovens naturais ou residentes em Roraima ou em outro estado da Amazônia Legal, com idade entre 18 e 35 anos e que tenham um desejo genuíno de transformar a região por meio de iniciativas socioambientais.

Durante os cinco dias de evento, os participantes terão a oportunidade de fazer networking com outros jovens da Amazônia e desenvolver projetos em quatro áreas temáticas: responsabilidade ambiental e direito à terra; bioeconomia e desenvolvimento sustentável; resíduos na terra e na água; e saúde e saneamento.

O programa destaca ainda a valorização das vozes, dos direitos e dos conhecimentos das comunidades locais e tradicionais. A combinação de saberes tradicionais com metodologias inovadoras busca criar soluções colaborativas e sustentáveis, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As ideias geradas no Laboratório de Inovação receberão apoio da UNLEASH e seus parceiros para serem implementadas no futuro.

Andrea Klaczko, Facilitadora Líder do Laboratório de Inovação Amazônica do UNLEASH, ressalta a importância de motivar os jovens a resolverem problemas socioambientais em suas comunidades. “Acreditamos que os jovens podem criar soluções inovadoras para os problemas sociais que vivenciam. O segredo é aprender a metodologia de como desenvolver suas ideias em projetos que funcionem na vida real, trabalhar de forma colaborativa e confiar no processo. Estaremos com os amazonenses para que possam descobrir seu caminho de inovação e concretizar suas ideias, tornando a Amazônia um lugar ainda melhor para se viver”, afirma.

Klaczko incentiva ainda a participação de jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e de outras comunidades tradicionais da Amazônia. “Nosso foco é obter um grupo diversificado de jovens talentos que representem a bela e vasta região amazônica”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ama…@unleash.org.