Monitor de Secas aponta redução da área atingida pela estiagem em Roraima

O estado aparece entre as três unidades da federação que apresentaram maior queda no fenômeno entre os meses de outubro e novembro

Rio Branco em Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Rio Branco em Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Roraima registrou redução na área atingida pela seca entre os meses de outubro e novembro, segundo dados divulgados pelo Monitor de Secas nessa segunda-feira (23). O estado aparece entre as três unidades da federação que apresentaram maior queda no fenômeno durante o período, ficando atrás apenas de Bahia e Rio de Janeiro.

O monitoramento aponta que, em outubro, cerca de 68% do território roraimense estava livre da seca, percentual que subiu para 72% em novembro. Atualmente, 28% do estado permanece afetado pelo fenômeno, com destaque para a região Sul, onde o grau de severidade varia entre fraco e moderado.

“Entre outubro e novembro, a seca se abrandou em Roraima com a redução da área de seca moderada de 20% para 14% do estado nesse período. É a condição mais branda em RR desde julho deste ano”, destacou o Monitor.

Apesar da melhora, Roraima ainda possui uma área significativa impactada pela estiagem, totalizando quase 62 mil quilômetros quadrados. Em julho, a área com seca no estado se manteve em 77% (equivalente a 177.600 km²).