FORÇAS ARMADAS

Quatro áreas de garimpo são neutralizadas na região de Hokoma, TI Yanomami

Aeronave, geradores e motobombas foram alguns dos diversos materiais destruídos na ação da Operação Ágata Fronteira Norte

Militares da Marinha e do Exército e agentes da Polícia Federal realizaram o combate ao garimpo ilegal. (Foto: Forças Armadas)
Militares da Marinha e do Exército e agentes da Polícia Federal realizaram o combate ao garimpo ilegal. (Foto: Forças Armadas)

Outras quatro áreas de garimpo ilegal foram neutralizadas pelas Forças Armadas na região de Hakoma, Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação, planejada e realizada dentro da Operação Ágata Fronteira Norte, ocorreu na última quarta-feira (04).

De acordo com informações do Comando Conjunto da operação, militares da Marinha e do Exército e agentes da Polícia Federal realizaram o combate ao garimpo ilegal. A dinâmica da ação se deu com o apoio da aeronave HM-4 Jaguar, do Exército, transportando militares de Operações Especiais da Marinha e os agentes da PF.

No local, as Forças realizaram a apreensão e destruição de diversos materiais do garimpo ilegal. Entre os destruídos estavam uma Aeronave Cessna, um motor, seis geradores, 11 motobombas, duas esteiras, 1.950 litros de diesel, um bloco de motor e uma bomba d’água. Já os materiais apreendidos foram: munição calibre 20, dois frascos de mercúrio e uma documentação de garimpeiro venezuelano, que teve os dados catalogados pela PF.

Com a neutralização dos garimpos e desmobilização da infraestrutura, a ação das Forças Armadas reforça “a preservação do meio ambiente na Amazônia”. A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.