MONITORAMENTO

Roraima já registrou 48 focos de calor este ano, sendo Pacaraima o município com mais detecções

Dados referentes a janeiro de 2024 mostram um total de 271 focos de calor no estado

conteudo de folhabv.com.br
conteudo de folhabv.com.br

Roraima iniciou o ano com 48 focos de calor registrados apenas no início de janeiro, segundo dados disponibilizados pelo programa INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A maior concentração de focos está no município de Pacaraima, com (19) focos detectados até esta terça-feira, 7.

É valido ressaltar que focos de calor são pontos de alta temperatura detectados por satélites, cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo ativas, que podem indicar a presença de queimadas, incêndios florestais ou fogo de desmatamento.

A (Figura 02) mostra detalhadamente a quantidade de focos por municípios de Roraima em janeiro:

Segundo o monitoramento do INPE, a previsão de risco de fogo no estado para os dias 08 e 09.01.2025 está descrita como alta para o leste de Roraima, na fronteira com o país da Guiana, sendo no município de Bonfim com maior risco.

Ainda no Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sul do estado há risco para os municípios de Boa Vista e Pacaraima, e em parte dos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí e Normandia, devido a permanência de pontos de calor sensíveis e aumento da temperatura nessas regiões. Já as demais regiões do Estado, o risco de fogo segue com a tipificação mínima.

Monitoramento em janeiro de 2024

De acordo com o boletim de dados referentes ao ano de 2024, Roraima registrou um total de 271 focos de calor durante o período de 01.01.2024 a 08.01.2024, sendo o município de Caracaraí com mais detecções, com (42) deste total conforme mostra a (Figura 01).

A (figura 03) mostra o comparativo dos focos ativos detectados dia a dia pelo satélite de referência para o mês de janeiro de 2024-2025.