O nível do rio Branco registrou a metragem de 3,04 metros nesta quarta-feira (21), conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizados pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). O nível representa uma queda acentuada quando comparado ao mês passado.
Em 26 de julho, o rio atingiu o maior nível deste período chuvoso, com 7,42 metros. Desde então, o nível foi caindo, chegando a 4,01 metros no dia 10 de agosto. Depois, o rio subiu quase um metro e meio, mas voltou a baixar.
A consequência direta é apontada pela ausência de chuvas na região. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), indicam que em agosto de 2024 choveu apenas 82,4 mm em Boa Vista. Já em julho, em 21 dias de chuva, o acumulado foi de 358 mm na capital.
Pior estiagem em 20 anos
Roraima ainda se encontra dentro do período chuvoso e já se prepara para a estiagem de 2024, que pode ser a pior seca em 20 anos. A estimativa foi dada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) ao aprovar repasse de R$ 11,7 milhões para Roraima e Amazonas enfrentarem a estiagem desta temporada.