Sete embarcações foram apreendidas durante a Operação Verão em Roraima entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 pela Agência Fluvial de Caracaraí, da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), da Marinha Brasileira.
Ainda, nesse período de dois meses, a Agência inspecionou outras 228 embarcações, sendo 27 delas notificadas por irregularidades. As principais irregularidades encontradas foram a ausência de documentação da embarcação, condutor sem habilitação e excesso de passageiros.
As ações estão sendo intensificadas, principalmente, nos municípios de Boa Vista e Alto Alegre, como parte do reforço de segurança do transporte aquaviário no período de festas de final ano e segue até o carnaval. “A operação se estenderá até o final do mês de fevereiro, devido ao aumento do tráfego de embarcações de esporte e recreio neste período”, diz a Marinha em divulgação.
Além das abordagens, durante a Operação Verão, os inspetores navais já alcançaram 184 pessoas com palestras educativas direcionadas principalmente para as colônias de pescadores. Segundo a Marinha, as palestras reforçam as medidas para uma navegação segura e com uso do aplicativo NAVSEG, que auxilia na salvaguarda da vida humana nos rios.