Três garimpeiros foram presos e 1,5 tonelada de cassiterita foram apreendidas em nova ação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A ação ainda resultou na apreensão de três celulares, 1,4 kg de mercúrio e cinco gramas de ouro, além de outros materiais. Foram inutilizados 17 motores, 8 moto-bombas, 9 geradores, 20 barracas, 2 antenas de conexão à internet, 440 litros de óleo diesel, 2 balanças e 2 embarcações.
As apreensões aconteceram após utilização de embarcações de patrulha de grupo desde o dia 8 agosto. Segundo o Comando Operacional Conjunto Catrimani II, as patrulhas são realizadas com a utilização das embarcações, com capacidade para até 12 pessoas, e têm como ponto de partida as bases de Kayanau e Pakilapi, ambas situadas as margens dos rios Mucajaí e Uraricoeira.
Com patrulhas frequentes, as operações de repressão combatem o garimpo ilegal e reforçam a presença do Estado na região. […] Proporcionando maior sustentabilidade ao meio ambiente e contribuindo para a melhoria das condições sanitárias dos povos indígenas na Amazônia.
completou o Comando.