Em meio às queimadas e incêndios em Roraima, no qual pessoas têm perdido suas casas e ficado doentes devido à inalação da fumaça, a vida animal também tem sido comprometida. As chamas, que se alastram rapidamente na regiões de floresta, invadem a área onde diversos bichos vivem, deixando muitos machucados e até mortos.
Além de terem que correr do fogo, os animais também sofrem com a dificuldade para encontrar água, em razão do período de estiagem severa no estado. Enquanto lutam pela sobrevivência, alguns ficam sem opção, senão morrer pelo caminho.
A reportagem da FolhaBV foi até o município Amajari, que está em Estado de Calamidade, nessa quinta-feira (22) e viu não só a vegetação destruída pelo fogo, como também carcaças de animais que foram atingidos. Na ocasião, bois foram flagrados fugindo das chamas.
Em vídeos enviados à redação, é possível constatar o quanto a vida animal tem sido afetada por esta situação. Na Vila Campos Novos, localizada no município Iracema, um morador registrou um bezerro morto em meio à área queimada.
No Projeto de Assentamento Paredão, em Alto Alegre, uma anta foi vista deitada no final da Vicinal 02. Na gravação, o bicho aparece se revirando em agonia devido às queimaduras, identificadas devido à vermelhidão pelo corpo todo.
O cenário de fogo também atingiu a capital. Após um incêndio na praça Augusto Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, 14 cobras e cinco rãs morreram queimadas. O caso aconteceu na quarta-feira, 21. Além disso, um jacaré invadiu uma casa e o morador registrou em vídeo que parte do corpo do animal estava queimada, principalmente a cabeça.