
Após a forte chuva da última sexta-feira, 7, que alagou diversas ruas e casas de Boa Vista, a população temeu a chegada do período chuvoso em Roraima. A FolhaBV conversou com o meteorologista Ramón Alves, que afirmou que a tempestade ocorreu devido a influência do fenômeno La Niña, pois o período de chuvas no estado deve iniciar somente em abril.
Ramón, que atua na Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), afirmou que devido o La Niña o período chuvoso em Roraima deve ter um volume maior que o normal climatológico para este período.
“Apesar do La Niña estar finalizando, ele pode se estender por alguns meses. Devido esse fenômeno, nosso período chuvoso deve ter chuvas acima do normal climatológico”, explica Ramón.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o clima sem uma estação definida, muitos roraimenses definem este período como inverno no estado. No resto do país, o inverno está finalizando no mês de março, porém em Roraima ainda é período de seca.
“O nosso período chuvoso ele historicamente é de abril à setembro e o periodo de seca é de outubro à março. E como nós estamos em um situação de La Niña, nós tivemos chuvas no período seco”, refprça o meteorologista.
Ruas e casas de Boa Vista ficam alagadas após forte chuva nesta sexta (7)
Uma forte chuva atingiu a capital roraimense nesta sexta-feira (7), causando alagamentos em diversos pontos da cidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta laranja para o Sul do estado, prevendo chuvas fortes, com volumes de até 100 mm/dia e ventos intensos.