Cotidiano

Meio milhão em drogas é incinerado pela Polícia Civil 

A Polícia Civil de Roraima incinerou na manhã dessa quinta-feira, 25, 94,7 quilos de drogas apreendidas em operações de combate ao tráfico na capital. As substâncias ilícitas (maconha, skunk e pasta de cocaína) equivaliam a meio milhão de reais.

O titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Leonardo Barroncas, informou que ainda restaram 60 quilos de droga aguardando autorização judicial para ser incinerada. 

“Em média, fazemos duas a três vezes por ano esse procedimento de incineração. Existem ações em que chegamos a apreender de 10 a 20 quilos de drogas. É perigoso guardar o material, por isso é feito a queima,” explicou Barroncas.

Com a droga apreendida nos três primeiros meses deste ano, foram presas 24 pessoas envolvidas com o tráfico. O objetivo é combater de forma contínua a cadeia de crimes, como furto, roubo e homicídios, gerados pelo tráfico de drogas no Estado. 

“Nosso trabalho também é investigativo. Já abordamos o traficante durante o transporte da droga. A DRE consegue interceptar a entrega e, então, é feita a prisão em flagrante”, disse o delegado.

Leonardo Barroncas também comentou a diminuição da apreensão de drogas vindas da Venezuela. 

“Devido ao fechamento da fronteira, houve considerável diminuição de casos. Eram, no mínimo, dez quilos de drogas por operação, encontradas dentro de garrafas de plástico e escondidas nos tanques de gasolina. Mas a passagem de droga vinda do país vizinho ainda continua, porque é feita por meio do ‘trabalho de formiga’, que significa trazer uma quantidade menor escondida de diferentes formas”,explicou.

O delegado reforçou a necessidade de a população denunciar. “Não tenham medo de denunciar. A identidade será preservada ao entrar em contato por meio do número 181”, concluiu.