Os agentes de segurança territorial indígena da comunidade Xumina, região da Raposa, no município de Normandia, receberão a partir desta quinta-feira, 08, mais uma etapa de treinamentos do projeto ‘Capacitação Legal’, promovido pela Assembleia Legislativa de Roraima.
O objetivo é que os participantes sejam auxiliados nas ações desenvolvidas dentro de suas regiões. Está é a sexta edição realizada junto às comunidades, abordando diversos temas.
No curso serão tratados temas como orientações sobre prevenção ao Covid-19, Violência doméstica, Combate a Incêndio, Defesa Pessoal (Teoria e prática) e direito indígena, tráfico de pessoas, prevenção de suicídio, Estatuto da Criança e Adolescentes, Uso abusivo de álcool e outras drogas, Conhecimento sobre os Três Poderes, de forma teórica e prática.
Os municípios de Uiramutã, Pacaraima, Normandia, e a Zona Rural de Boa Vista já foram contemplados.
A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), idealizadora do projeto, explicou que as legislações estadual e federal sofrem mudanças constantemente, e a atualização desse conhecimento é necessária para o desenvolvimento dessa que é uma iniciativa diferenciada de comunidades indígenas em Roraima: os grupos de segurança comunitária.
“São homens e mulheres escolhidos pelas próprias comunidades para fazer a segurança territorial e evitar ocorrências de violência, e acesso de álcool e outras drogas, por exemplo. Essa é uma forma que encontramos de contribuir para a melhoria social e econômica dos povos do nosso estado por meio do nosso mandato parlamentar participativo”, afirmou.
Ela concluiu salientando que os participantes das capacitações terão a oportunidade de adquirir conteúdo com técnicos capacitados sobre essas legislações, além de informações pertinentes ao enfrentamento ao suicídio, ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), Direito Indígena, Direito Penal, primeiros socorros e defesa pessoal, relações interpessoais, enfim, uma gama de conhecimentos que vai possibilitar desenvolvimento profissional e pessoal.