Cotidiano

Menina com paralisia cerebral precisa de ajuda para fazer tratamento

Aurora é uma pequena guerreira que junto a família está promovendo uma campanha solidária para ajudar na sua qualidade de vida

A pequena Aurora Sales, tem 2 anos, e é uma bebê prematura que já enfrentou muitas coisas apesar da pouca idade. Nascida em Boa Vista, com apenas 26 semanas de gestação a mãe, Vitória Veras, sentiu um sangramento e foi direto para o hospital, lá o médico a informou que seria normal, e a moça foi para casa repousar. Três dias depois a dor e sangramento se intensificaram e a mãe foi direto para a maternidade. 

Aurora, teve que ficar na barriga por mais alguns dias para garantir o amadurecimento de seu pulmão. No momento em que nasceu, ela ficou na UTI neonatal por 73 dias e a mãe se emociona ao lembrar. “Cada dia era um presente, uma conquista”, conta ela. 

Além da prematuridade, paralisia cerebral e suas gravidades, ela passou pela primeira cirurgia com apenas alguns meses de vida, e foi constatado que a pequena tinha Hidrocefalia e passaria novamente por outra cirurgia com urgência, dessa vez na cabeça.

Quando a menina completou seu primeiro ano de vida, foi realizado um mapeamento cerebral e recebeu um novo diagnóstico, a Epilepsia, desde então, Aurora toma remédios controlados. Pouco tempo depois, a família percebeu a falta de percepção no movimento dos olhos e ao ser avaliada por oftalmologista especializado foi diagnosticada com com Exortropia do OE, palidez do OE, tortuosidade vascular na fundoscopia, mais conhecida como visão baixa.

Hoje, Aurora passa por um tratamento semanal com fisioterapia especializada (Bobath e Pediasuit) e Fonoaudiólogo especializada (disfagia). Apesar da prematuridade grave, múltiplas cirurgias de alto risco e a necessidade de muitos cuidados especiais, a família da pequena nunca perdeu as esperanças e sempre está unida.

“Algumas vezes precisei ouvir que o pior aconteceria a qualquer momento, mas uma força dentro de mim me fazia acreditar que a minha filha iria para casa nos meus braços e hoje a tenho como referência de força, fé e determinação, ela”, afirma Vitória. 

Ela ainda destaca que a menina ama ouvir as vozes de outras crianças por perto e responde a alguns estímulos de áudio, e anseia pelo dia que Aurora diga suas primeiras palavras, enxergue bem e ande com mais facilidade. 

“Não sabemos, esse diagnóstico pertence a Deus, mas aqui na terra, farei o que tiver a meu alcance pra melhorar a qualidade de vida dela”, conta a mãe. 


Além da prematuridade, paralisia cerebral e suas gravidades, ela passou pela primeira cirurgia com apenas alguns meses de vida

AJUDA

Além de agradecer aos profissionais, famílias e amigos, que sempre estiveram ao seu lado apoiando e ajudando, ela pede ajuda com alguns itens essenciais na luta da pequena.  

Um carrinho postural especial, custa atualmente R$22 mil, e uma cadeira de banho enxuta juvenil custa cerca de R$1.800, além dos custos com exames fora do Estado, pois alguns não são realizados na capital. 

Para ajudar nos custos, ela faz pipocas gourmet e atende através do telefone 95 98118-2015 ou pelo Instagram @pipocas_aurora.

E para aqueles que queiram ajudar com qualquer custo, podem doar pelo Pix solidário.

Pix: (CPF) 096.765.652-45, Aurora Veras Sales Stuart