Cotidiano

Meninas de 9 a 13 anos devem receber a segunda dose do HPV

A segunda etapa da campanha de vacinação teve início no dia 1° de setembro e deve se estender até o dia 30 de outubro

A segunda dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) continua disponível para meninas com idade de 9 a 13 nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV teve início no dia 1° de setembro e deve se estender até o dia 30 de outubro.

A meta é vacinar pelo menos 5.430 meninas nessa faixa etária. Todas as unidades básicas de saúde disponibilizam da vacina.

É importante ressaltar que as meninas que já completaram 14 anos e receberam a primeira dose precisam da segunda para concluir o esquema vacinal.

“É importante que os pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância da vacina, pois é uma forma de prevenir as meninas contra essa doença que vem matando centenas de mulheres em todo o mundo, sendo o Brasil a terceira causa de morte entre a população feminina”, destacou Josianne Maia, coordenadora de imunização municipal.

A vacina protege contra o HPV, um dos vírus que causa o câncer do colo do útero. A principal forma de transmissão pode ocorrer por meio da relação sexual, e também pelo contagio da mãe para o bebê durante a gravidez ou o parto.

Fonte: Semuc