Marcos Vinicios, de oito anos, mora com a mãe, a avó e duas irmãs, uma mais velha e outra mais nova, em uma casa de madeira simples no bairro 13 de Setembro. Ele é um menino descrito como hiperativo e que gosta de andar de bicicleta, apesar de estar há meses sem uma depois de a usada quebrar. Em sua carta para o Papai Noel dos Correios, ele pede uma nova bicicleta e também uma mochila para substituir sua velha, que já está gasta de tão usada.
A mãe de Marcos, a dona de casa Jeane de Silva Meldives, afirmou que ele possui dificuldades de escrever e precisou da ajuda da irmã para conseguir escrever a carta para a campanha do Correios.
“O Marcos possui problemas de leitura, principalmente. Tanto que para fazer a carta, a irmã mais velha dele, de 13 anos, ajudou e fez até alguns desenhos para deixar ela [a carta] mais bonita. Ele até sabe escrever um pouco, mas ainda possui dificuldades e o material ajudaria ele a praticar”, contou.
Jeane comentou que, no início, quando Marcos disse para ela que ele tinha pedido uma bicicleta de Natal, ela ficou brava, pois como o menino já havia usado tanto aquela que tinha, ela imaginou que o mesmo poderia ocorrer com uma nova.
“Ele é muito agitado e sempre gostou de andar de bicicleta. Eu mesma disse para ele que o ideal seria uma mochila nova, pois a que ele usa era da irmã mais velha, e já está toda gasta, os zíperes estão caindo e já está com uns buracos. Mas como o menino é malandro, pediu o material e a bicicleta. De qualquer forma, quem vai definir o que ele vai ganhar é a pessoa que adotar a cartinha”, afirmou.
Apesar de ter a fama de ser agitado, Marcos ficou contido na maior parte da entrevista. Ao falar com a equipe de reportagem da Folha, se limitou a frisar o quanto gostava da bicicleta que tinha. “Quando saio de manhã, gosto de andar pelo bairro e empinar papagaio. Quando um cai por perto, é uma correria para pegar. Gostava de usar a bicicleta para isso e também para ir à escola quando a tinha”, contou.
CAMPANHA – Apesar de ter prazos estendidos, a campanha Papai Noel dos Correios já está em sua última semana. O prazo para adotar uma carta vai até esta sexta-feira, 7. Já o período para entrega de presentes, na própria agência do Correios do Centro Cívico, irá até o dia 12 de dezembro. Neste ano, ainda há uma boa quantia delas para serem adotadas para pouco tempo, então ajude! (P.B)