Cotidiano

Mensalidades de escolas particulares sofrerão reajuste de até 12% em 2017

Justificativas para aumento são inflação, reajuste no salário de professores, melhorias didáticas pedagógicas entre outras situações

O preço das mensalidades de escolas particulares de Boa Vista sofrerá reajustes entre 7% e 12%. O ano letivo na rede privada de ensino será encerrado na primeira quinzena de dezembro. Em algumas instituições, as rematrículas já estão sendo realizadas e as matrículas para os novos alunos poderão ser feitas a partir deste ou do próximo mês, conforme o calendário escolar de cada uma. O início das aulas nas 50 escolas particulares da Capital ocorrerá até a segunda semana de fevereiro de 2017.

A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino de Roraima (Sindepe-RR), Susanmara Valle, informou que o aumento nos valores é regido pela Lei 9.870/99, que regulamenta o processo de reajuste das anuidades escolares, que são divididas pelo número de parcelas do período letivo. Segundo ela, a lei prevê que o acréscimo nos valores deve atender um conjunto de circunstâncias que envolvem investimentos em melhorias do ensino oferecido ao aluno.

“Não podemos reajustar os valores de qualquer forma. O aumento é dado de acordo com a lei e com um conjunto de situações, como o índice de inflação, o desídio dado aos professores e implementações como playground, laboratórios e aquisição de materiais de uso pedagógico para o processo de aprendizagem dos alunos”, explicou Susanmara ao lembrar que o investimento em educação é para toda a vida.

Como essas implementações não acontecem da mesma forma em todas as escolas, ela disse que os reajustes nem sempre são iguais. E citou, como exemplo de melhorias pedagógicas, a implementação do curso de idiomas para turmas infantis de uma escola particular de Boa Vista. Já o Ensino Médio nessa mesma escola terá aulas a mais na grade curricular.

“O cálculo para o reajuste da anuidade deve ser feito de acordo com o que a escola vai investir durante o ano para que possa pagar as contas e não atrasar a folha de pagamento”, disse ao informar que as mensalidades podem variar de acordo com a estrutura, do segmento de ensino e se a escola possui isenção de impostos por ser ligada a instituições religiosas, entre outros fatores.

Numa escola com grade curricular diferenciada e atividades extracurriculares, que incluem Educação Financeira, aulas de Música com violino e flauta, Filosofia para o Ensino Fundamental, curso de línguas, práticas esportivas no turno oposto ao das demais disciplinas e laboratórios de informática, o valor da mensalidade pode variar entre R$ 700,00 e R$ 800,00.

Apesar da crise econômica do Brasil e os atrasos no pagamento de servidores públicos, Susanmara disse que o setor privado educacional de Boa Vista não foi diretamente afetado pela recessão devida a estabilidade salarial que o setor público proporciona, sendo a maior fonte de renda do Estado. Ainda assim, ela informou que muitas escolas particulares oferecem políticas de descontos para pais que estão adimplentes com as mensalidades.

“Há os descontos por meio de convênios com sindicatos e associações de classe. Existem descontos também para quem possui mais filhos matriculados e para os que preferem pagar o toda a anuidade de uma só vez. O maior registro de migração de alunos não é para escolas públicas e sim entre estabelecimentos educacionais privados”, disse Susanmara. (A.D).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.