Cotidiano

Mesmo com chuvas, boletim aponta risco de queimadas para 4 municípios

Boletim de Risco de Fogo, divulgado pela Femarh nesta segunda-feira (17) aponta áreas críticas para queimadas nos próximos dois dias em Bonfim, Cantá, Uiramutã e Normandia

As chuvas que caem em Boa Vista e alguns municípios do interior desde o último fim de semana diminuíram o risco de novos incêndios em todo o estado, mas ainda há pontos críticos para queimadas. É o aponta o Boletim de Risco de Fogo, divulgado nesta segunda-feira (17) pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

O documento foi elaborado a partir de informações resultantes de monitoramento feito em todas as regiões de Roraima e os dados apresentados são disponibilizados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

De acordo com a atualização, há pontos críticos em muito críticos para queimadas nos próximos dois dias para áreas em Uiramutã, Normandia, Bonfim e Cantá. Já os outros municípios do estado, incluindo Boa Vista, que tinham registro de áreas críticas para queimadas, agora estão fora de risco.

A chuva do fim de semana trouxe alívio após um longo período de estiagem com temperaturas altas. Um levantamento feito pela FolhaBV apontou que entre 9 de março e 9 de abril, Roraima foi o estado com mais focos de incêndio do pais, com 10 municípios entre que estavam com mais focos de calor. As altas temperaturas também fizeram o Rio Branco em Boa Vista cair ao menor nível desde novembro de 2020.