Cotidiano

Mestrado em Educação é aprovado

É a primeira vez que o curso de Mestrado é aprovado e deve ofertar 16 vagas a partir do ano que vem para Pedagogia ou interessados na área

Após um longo trabalho feito no período de um ano, o curso de Mestrado em Educação finalmente chegou à Universidade Federal de Roraima (UFRR). Serão 16 vagas disponibilizadas a partir do ano que vem para pedagogos e pessoas interessadas na área de educação. A aprovação da proposta ocorreu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) neste mês.

Com a proposta elaborada pelo Centro de Educação da UFRR com a parceria dos cursos de Artes Visuais e Licenciatura em Educação no Campo (LEDUCARR), a base para alcançar o ideal foi a contextualização que a instituição está inserida, destacando a inclusão social e diversidade étnica e linguística por conta das áreas fronteiriças de Roraima.

Para os professores, a implantação do Mestrado é uma grande conquista para a sociedade e também para a própria instituição, que passa a qualificar cada vez mais profissionais na área. Segundo o coordenador do curso de Pedagogia, João Paulino Neto, além de avaliar toda a estruturação da linha de pesquisa, o Capes também verifica a capacidade dos docentes em relação aos temas que devem ser abordados no curso.

O coordenador enfatizou que serão 12 professores atuando no mestrado, sendo eles divididos na temática de Educação e Formação de Professores, que será delimitada para duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas; e Educação e Processos Inclusivos.

“O Capes nos dá seis meses para elaborar o regime interno e o edital. Já fizemos uma reunião prévia e a ideia é que antes de junho [de 2019] já tenha o edital. Isso vai ser um impacto muito grande porque a proposta é de implantação de mestrado acadêmico, que é formação de professores e pesquisadores”, explicou o coordenador.

Neto relatou que haverá vagas de cotas para indígenas e afrodescendentes, mas que ainda não foi definida a quantidade para cada uma. O coordenador relatou também que o intuito principal do programa é fortalecer a produção do conhecimento na área de educação, considerando as características sociais, culturais e econômicas que formam a regionalidade roraimense.

“O processo seletivo tem uma prova de conhecimentos com bibliografia básica, depois a leitura do pré-projeto, que segue para a leitura desse pré-projeto e uma fase da análise curricular, além de uma prova de proficiência em outra língua, mas essa não é eliminatória”, destacou. Serão quatro semestres em dois anos de curso.

Ainda segundo o coordenador, a implantação do mestrado demonstra uma gama maior de profissionais na área de educação no estado. “O acadêmico vai se formar e se profissionalizar mais, vai proporcionar conhecimento para aquele curso e no social, ele vai ter uma relevância de produzir profissionais pesquisadores conscientes atuantes e transformadores de consciência”, completou.

DOUTORADO – Os planos para implantação do doutorado em educação também já estão sendo finalizados, confessou João Paulino Neto. A proposta é elaborar uma rede de educação com o nome de “Educa Norte” que irá contemplar 10 universidades da Região Norte. “Vai oferecer 100 vagas, sendo 10 para cada estado. Tudo isso já está na última etapa”, apontou. (A.P.L)