Cotidiano

Mestrado em Educação oferta 22 vagas para Roraima

As vagas são destinadas para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 11 para ampla concorrência

As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)  estão abertas e seguem até 7 de março, exclusivamente pela internet. O endereço eletrônico do sistema de inscrições será divulgado no site do programa (profept.ifes.edu.br/).

São 908 vagas para seleção de estudantes regulares da rede, que tem 40 instituições associadas em todos os estados. Em Roraima, o curso será ofertado pelo Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista. Das vagas, 22 são para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e metade para ampla concorrência.

A taxa de inscrição será no valor de R$ 70,00. O período de solicitação de isenção é de 2 a 11 de fevereiro de 2019. O exame ocorrerá no mês de maio e consistirá de prova de múltipla escolha, tendo como base a bibliografia indicada no site do programa. A novidade deste ano é que não haverá uma etapa com prova discursiva.

Conforme o edital, o curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando à produção de conhecimento e ao desenvolvimento de produtos, por meio de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e o conhecimento sistematizado ou não sistematizado, ocorrido em espaços não formais, pertinentes à educação profissional de nível básico.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial. As disciplinas obrigatórias serão ofertadas na modalidade presencial, com carga horária de até 30% a distância. As disciplinas eletivas serão ministradas 100% a distância. As demais atividades poderão ter oferta presencial ou a distância, de acordo com a autonomia de cada uma das IAs que compõem a rede.

A conclusão do mestrado está condicionada à apresentação e à entrega de um produto da Educação Profissional e Tecnológica, conforme definição da área de ensino da Capes, de uma dissertação, que deverá ser defendida e aprovada por banca composta por, pelo menos, três docentes ao final do curso, e a submissão de um artigo completo que verse sobre seu trabalho.

O ProfEPT é ministrado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pelos Centros Federais de Educação Tecnológica e pelo Colégio Pedro II. É coordenado por um Comitê Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional.