Cotidiano

Mestrado em Segurança Pública começa no próximo ano na Uerr

A expectativa é lançar um edital de seleção para 20 vagas entre os meses de dezembro e janeiro

Já está tudo certo para o início das aulas do curso de mestrado profissional na área de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, no primeiro semestre de 2016, na Universidade Estadual de Roraima (Uerr). Conforme a Uerr, o lançamento do edital de seleção de vagas está previsto para acontecer entre os meses de dezembro e janeiro.

A aprovação do mestrado em Segurança Pública, a ser ministrado pela universidade, aconteceu na última sexta-feira (30) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia e agência pública de pesquisa do Brasil, vinculada ao Ministério da Educação.

De acordo com a Uerr, a proposta do mestrado está organizada em uma única área de concentração (Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania), sustentada por duas linhas de pesquisa. A primeira trata de conflitos, crime, violência e direitos humanos. A segunda linha trata da defesa social, gestão pública e sustentabilidade.

Na avaliação da Capes, que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país, “o corpo docente é suficiente e possui formação diversificada, assegurando um perfil multidisciplinar à proposta”.

A aprovação do curso, a Capes avaliou diversos fatores e condições existentes na universidade estadual, como instalações físicas, laboratórios, biblioteca e recursos de informática, essenciais para o funcionamento do curso.

Para o reitor Regys Freitas, o investimento em pós-graduação é uma forma de proporcionar “qualificação para professores e técnicos administrativos da Uerr e também para a comunidade em geral”. Atualmente, a instituição já oferece quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado. “Vamos dobrar o número de cursos de pós-graduação e oferta de vagas no menor prazo de tempo possível”, informou o reitor.

Fonte: Uerr