A aproximação da temporada de estiagem e, consequentemente, fim do período chuvoso em Roraima, é marcada pela alta incidência de raios.
O período requer atenção, pois estas descargas elétricas podem ser fatais, a exemplo do que ocorreu neste fim de semana, em Rorainópolis, quando duas mulheres morreram após um raio atingir um grupo de pessoas.
Segundo o meteorologista Ramon Alves, também há registros de óbitos de animais, como bovinos, que ficam vulneráveis devido à sua exposição no pasto.
O especialista explicou que estes fenômenos ocorrem em qualquer época do ano, tanto raio quanto trovão, mas são mais frequentes no fim do período chuvoso, que termina em setembro.
A orientação dele é que quando começar a formação de nuvens mais escuras, chuva mais intensa, é importante se proteger, procurar locais seguros, evitar locais abertos como lagos e piscinas. “Infelizmente é um fenômeno muito perigoso e que pode ocorrer em qualquer época do ano.
A prevenção é o principal meio para evitar mortes provocadas por raios. Durante as tempestades, deve-se evitar locais altos, sentar embaixo de árvores ou deitar no chão.
A pessoa também deve manter distância de poças de água e objetos que possam conduzir a eletricidade, como linhas de energia e cercas de arame farpado. Dentro de casa, deve-se evitar entrar em contato com objetos ligados à rede elétrica ou ficar perto da tomada durante uma tempestade.