Cotidiano

Microchips de identificação de cães e gatos serão oferecidos em Boa Vista

O que um dono de cão ou gato menos deseja é que seu bichinho seja roubado ou se perca pelas ruas. Por isso, no próximo dia 7, será lançada a campanha “Posse Responsável”, quando microchips de identificação serão inseridos nos cães e gatos. A ação irá das 9h às 14h no Grêmio Recreativo de Subtenentes e Sargentos de Boa Vista (Gressb), no Centro.

A iniciativa da campanha é do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com a Rede de Apoio e Defesa de Animais em Roraima (Radarr) e apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Boa Vista. A médica veterinária e professora do curso na UFRR, Ana Lopes, informou que a inserção no animal é gratuita, mas o microchip custa R$ 35.

O dono receberá uma ficha de cadastro nacional contendo os mesmos dados do microchip: endereços, informações de contato e número de identificação do bicho. Este número é único e será reconhecido em qualquer lugar do Brasil. “Muitas vezes, quando o animal é perdido ou roubado e está com outra pessoa, o verdadeiro dono não tem como provar que ele é seu. Só a carteira de vacinação não diz nada”, explicou.

A partir do dia 7, os microchips estarão disponíveis em três lugares: no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Centenário; no Complexo Veterinário da UFRR, no campus Cauamé, zona rural de Boa Vista; e no laboratório veterinário LabVet, no bairro Cauamé. Nestes endereços haverá também os serviços de identificação de cães e gatos perdidos, e de atualização dos dados do microchip em caso de doação ou venda dos bichinhos.

APLICAÇÃO – O microchip tem o tamanho de um grão de arroz e é colocado no dorso (região abaixo do pescoço) do animal através de uma agulha subcutânea um pouco mais grossa do que a usual. “Esta tecnologia existe há bastante tempo. Desde 2005 havíamos tentado inseri-la em Boa Vista, sem sucesso, mas agora conseguimos através destas parcerias”, disse Ana Lopes.

Para este início serão mil objetos disponibilizados. A oferta aumentará conforme a demanda dos donos. “Mas só em Boa Vista temos uma estimativa de mais de cem mil cães e gatos vivendo em residências”, comentou. (NW)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.