Cotidiano

Microempresários do turismo terão acesso à nova linha de crédito

O empréstimo contém taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês

O crédito no valor de até R$ 10 mil será destinado ao microempreendedor, a microempresa e empresas de pequeno porte voltadas ao setor turístico. O anúncio foi feito na tarde dessa segunda-feira (28) pelo governador Antonio Denarium, que esteve presente na reunião.

A linha “Microcrédito Empreendedor Turismo” busca a retomada do crescimento voltado aos serviços turísticos, pois desde o início da pandemia do coronavírus, foi um dos mais afetados com a interrupção das atividades.

Os recursos são do Governo de Roraima, com parceria do Desenvolve Roraima, Departamento de Turismo da Secretaria de Planejamento (Detur/Seplan) e com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

O empréstimo contém taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês, com carência de 4 meses e prazo para pagamento de 12 a 36 meses. 

Segundo o presidente da Desenvolve Roraima Adailton Alves Fernandes, o empreendedor que quiser adquirir o crédito deve ter cadastro atualizado no cadastur (Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e atuar neste segmento, no mínimo, há 6 meses.

“O microempreendedor tendo esse cadastro, terá acesso ao crédito de 10 mil. Na elaboração, a Desenvolve fará a análise da capacidade do pagamento, e o valor será liberado a essas empresas.”, explicou Fernandes.

Ainda segundo o presidente, o empréstimo contém taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês, com carência de 4 meses e prazo para pagamento de 12 a 36 meses. 

Conforme o governador Antonio Denarium, o crédito proporciona ao estado, a geração de empego e renda, além de promover o setor turístico de Roraima.

“o setor do turismo está crescendo muito, e o crédito voltado aos microempreendedores, garante que haja o crescimento e a valorização dos atrativos turísticos do estado”, ressaltou o governador.