O aniversário de 15 anos da Rádio Folha foi marcado pela mudança de frequência de AM para a 100.3 FM. Com a migração, o veículo passa a ser o mais potente do Estado, com uma transmissão seis vezes mais alta do que as demais.
A celebração de aniversário, que também marcou os 35 anos do jornal Folha, contou com a presença de familiares, servidores e amigos na sede da empresa no domingo, 21. Na ocasião, foi realizado um culto ecumênico e oração junto aos presentes. Durante a cerimônia, o empresário Getúlio Cruz ressaltou as dificuldades da migração e salientou que a Rádio Folha é um instrumento de informação independente e pretende se manter da mesma forma.
“A Folha de Boa Vista circulou pela primeira vez no dia 21 de outubro de 1983. De lá para cá, tem se mantido por 35 anos com ajuda dos nossos funcionários, amigos e anunciantes, dos nossos leitores e agora internautas e ouvintes. Faremos tudo para que a Rádio Folha esteja à altura da tradição do jornalismo que marca o Grupo Folha de Comunicação”, frisou.
ALCANCE – De acordo com o diretor técnico da Rádio Folha, Alberto Cruz, os ouvintes podem ficar despreocupados, mesmo considerando as recentes mudanças. Alberto explica que a Folha se preparou para se manter em todos os municípios mesmo mudando de AM para FM.
“A gente sabe que as rádios AM têm um alcance maior do que as FM e por isso nós adquirimos equipamentos de alta potência para atingir a todas as cidades, com uma alta qualidade de som. É possível que em Pacaraima ocorra uma dificuldade porque o município fica em um nível muito acima de Boa Vista, a antena teria que ser imensa. Vamos averiguar como se comporta nesse momento de inauguração e possivelmente fazer adequações”, completou.
RÁDIO FOLHA – Nascida em 21 de outubro de 2003, a Rádio Folha AM 1020 surgiu com a proposta de seguir os mesmos princípios do jornal, de dar voz à população. Atualmente, os programas são transmitidos ao vivo pela internet através da página do Facebook, alcançando uma média de mais de 30 mil usuários.
Folhaweb tem média de 51 mil acessos diários
A Folhaweb, jornal on-line da Folha, completa os seus 20 anos de criação com uma média de mais de 50 mil acessos diários. Recentemente, o site obteve um marco na sua história com o acesso de mais de 246 mil pessoas durante a cobertura das Eleições 2018.
Na época de sua instituição, em 1998, a ferramenta consistia principalmente na publicação do material impresso no site, devido às circunstâncias do acesso à internet em Roraima. Em outubro de 2005, foi inaugurada uma nova etapa focando no conteúdo próprio, interativo e multimídia. No ano passado foi lançado o aplicativo da Folha para facilitar ainda mais o acesso e repasse de denúncias.
Hoje em dia, a Folhaweb busca a integração das ferramentas audiovisuais disponibilizando além das imagens e galerias de fotos, vídeos e áudios complementando as informações. Por exemplo, na página da Folha também é possível acessar o conteúdo do jornal impresso.
Outra novidade é o sistema da FolhaBV Play, que disponibiliza as transmissões da Rádio e TV Folha e todo o conteúdo multimídia do jornal em um só lugar. A equipe de coordenação também fica atenta aos gráficos de acesso contabilizando as notícias mais vistas e compartilhadas, por meio do sistema do Google Analytics.
“O que a gente quer é ser cada vez ser mais instantâneo. Todos os recursos disponíveis que nós temos hoje são disponibilizados na Folhaweb, para que o leitor possa conseguir o máximo de informações em qualquer lugar, em casa, no trabalho, no celular”, explica Joselinda Lotas, Editora chefe da Folhaweb. (P.C.)
TV Folha conta com atualização diária e programas semanais
Uma das vertentes que mais cresceu nos últimos anos foi a TV Folha, que agora conta com atualizações diárias e cinco programas semanais na sua página do Youtube. O programa “Giro Folha de Notícias”, apresentado pelos repórteres da redação, vai ao ar todos os dias com os últimos destaques jornalísticos.
Durante a semana, são atualizados programas exclusivos para a Web que dão extensão às reportagens de cultura e aos colunistas da Folha. Até o momento a TV Folha conta com o Caderno B, Cabine de Projeção, Letras Saborosas, Decore + BV e Roraimarocknrol. A previsão é que, nos próximos anos, seja incluído um telejornal exclusivo para a web.
REDES SOCIAIS – Outra forma de se manter atualizado é pelas redes sociais da Folha, nas páginas do Instagram, Facebook e Twitter que juntas somam mais de 74 mil inscritos. Lá, a população pode acompanhar ao vivo as coletivas de imprensa, entrevistas e outros fatos de maior relevância.
CLASSIFICADOS – O Classificado da Folha, o Classifolha, completou 27 anos e se mantém até hoje como a maior vitrine de negócios do Estado. Em 2004, ganhou um caderno próprio e hoje, o exemplar conta com oito páginas, onde também são publicados os editais. Lá é possível ter acesso à oferta de empregos, imóveis, veículos, eletrônicos, animais e serviços, entre outros.
Para manter a credibilidade, todos os dados são conferidos antes da publicação para evitar o repasse de ofertas incorretas ou golpes. As informações também estão disponíveis no aplicativo da Folha e no site www.folhabv.com.br/classifolha. A expectativa é que novas mudanças sejam feitas no Classifolha para que o acesso seja cada vez mais rápido pelo celular. (P.C.)