Milhares de fiéis nesta quarta-feira, dia 12, participaram da 104ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que este ano teve como tema: “Cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendito o fruto do teu ventre, Jesus!”. A data é feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil.
A procissão é tradicional na Capital e ficou dois anos sem ser realizada, devido à pandemia de Covid-19.
Pela manhã, os fiéis participaram às 5h da manhã da primeira Missa solene e em seguida a primeira edição do “Pedalando com Maria”, onde percorreram 7km com a imagem de Nossa Senhora da igreja de Aparecida até o centro de Boa Vista.
Procissão de Fé
O padre Vanthuir Neto, abriu a romaria com a pedalada explicando a importância da data para os católicos.
“O Dia de Nossa Senhora Aparecida é o maior momento de devoção popular em Boa Vista. Quem caminha com ela não tem caminho ruim e nem estrada difícil. A caminhada com Nossa Senhora Aparecida tem o caráter da gratidão das bênçãos e graças recebidas, e representa o reconhecimento do amor de Deus que olha amorosamente pelos mais fragilizados de nossa sociedade”, explicou em conversa com os fiéis durante uma das celebrações.
Este ano, a caminhada começa na igreja de Nossa Senhora Consolata, no bairro São Vicente, e a procissão começou às 17 horas com orações e confissões pelas ruas e avenidas de Boa Vista, seguindo até a igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de mesmo nome, na zona Norte.
Durante o trajeto, alguns moradores ficavam nas portas das casas, aplaudindo o cortejo, quando o andor com a santa se aproximava das residências. Outras se incorporavam à procissão.
O domingo em Boa Vista foi marcado, então, por um cenário marcado pela fé de milhares de pessoas que, portando bandeirinhas, imagens da santa, terços e velas. Segundo a organização do evento, mais de 5 mil fiéis participaram da romaria.
A procissão terminou com a celebração da missa, às 20h30, na reitoria da igreja de nossa Senhora Aparecida.
Após a missa, os fiéis podem participar de mais uma comemoração na Praça de Alimentação da igreja, fechando a programação do Dia de Nossa Senhora.
Fiéis falam das bênçãos que receberam
A dona de casa Josefa Sousa disse que era uma emoção muito grande poder voltar na procissão.
“Uma alegria para nós católicos depois de dois anos poder voltar na procissão de Aparecida. Graças a Deus”.
A servidora pública Lúcia Lopes também falou da emoção de voltar a homenagear Aparecida.
” Esse ano graças a Deus deu tudo certo e nós estamos aqui pagando nossas promessas, Eu tive um câncer de mama em 2015 e estou aqui só para agradecer a ela por ter me ajudado, né? A ter obtido essa graça. Eu venho com a manta para homenagear Nossa Senhora da Aparecida, por esse momento tão especial que nós estamos passando”